Na terça-feira, 26, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Prefeitura de Barueri ministrou uma palestra ambiental na Escola Internacional de Alphaville para cerca de 45 estudantes, com idade média de nove anos. Após as explicações, os alunos das séries Junior Four do ensino fundamental visitaram as margens do córrego Garcia.
O palestrante Aparecido Pires de Castro, geógrafo e educador ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, explicou que mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens de rios córregos, lagos, represas e nascentes. “Essa vegetação controla a erosão nas margens evitando o assoreamento dos mananciais, além de proteger e abrigar a fauna”, citou.
Na sequência, os estudantes foram acompanhados até as margens do córrego Garcia, que passa ao lado da instituição – no bairro 18 do Forte, após nascer no Parque Imperial para desaguar nos lagos do Parque Ecológico. Durante o passeio, os estudantes observaram árvores das espécies pata-de-vaca e pau-brasil, típicas da mata atlântica, o bioma da região.
A Escola Internacional, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, pretende desenvolver um plantio de mudas de árvores no local. Além de auxiliar na recuperação da mata ciliar, a atividade servirá como aula prática de educação ambiental para os alunos.