COISAS ESTRANHAS, TENDÊNCIAS E ESQUISITICES.

ESN: 16675-080201-838850-87

O Brasil é um pa?s sério?

Atribuem a Charles De Gaulle ao visitar o Brasil disse: “Este não é um país sério”. Na realidade, isso nunca aconteceu; mas está marcado no folclore popular e político de nosso país. Mas, seja lá quem quer que tenha inventado essa estória; sem dúvida alguma foi profético. De lá para cá o Brasil além de não se tornar um país sério, tornou-se uma nação estranha e surreal. Onde o cidadão de bem e cumpridor das leis vive trancafiado atrás das grades e se vê proibido de sair à noite; enquanto os marginais e bandidos em geral dominam completamente o cenário das grandes cidades. Trafegando livremente onde quer que desejem.

Assim como nas célebres palavras atribuídas a De Gaulle, o Brasil transformou-se numa piada de mal gosto ao permitir que a honestidade passasse a ser sinônimo de vergonha e de imbecilidade; enquanto a corrupção e a (má) esperteza fosse atribuída a elementos “da mais alta estirpe” e reverentemente chamados de “Vossas Excelências”.

Se você duvida disso e se irrita ao ler essas palavras, o que dizer da decisão da Comissão de Valores Imobiliários de São Paulo ao punir hoje o ex-governador Lembo, por ter vazado informações sigilosas que levaram investidores da Nossa Caixa a auferirem lucros milionários? Ao invés de investigar-se a possibilidade de que algum parente, assessor ou pessoa chegada ao governador tenha se beneficiado com a notícia, deu-se a ele a ridícula “punição” de escrever algumas cartas dizendo que ele enganou-se e desconhecia as normas e regulamentos para a divulgação dessas informações.

Ora! Para onde foi o preceito legal que diz que o desconhecimento da legislação jamais será admitido como desculpa para descumpri-la? Por que não obrigá-lo a enviar as cartas, mas mesmo assim recolher a multa de R$ 100 mil reais? Será que se Lembo fosse “um homem do povo” teria essa benevolência?

O país pode ser chamado de sério, quando uma CPI que investiga os desmandos do sistema carcerário nacional; constata que os secretários de segurança e governadores não aplicam o que deve ser aplicado nos presídios e nem fazem a gestão correta dos mesmos e resolve indiciar a todos para que sejam punidos. No dia seguinte a publicação da notícia, o relator e os membros da comissão vêm a público e dizem que mudaram tudo. Indiciarão apenas a “Figura Jurídica do Estado”. Afinal, os políticos que lá estão não podem ser penalizados por décadas de abandono.

Muito sensato o pensamento. Aliás, devemos aplicar o mesmo raciocínio a todos os criminosos. Afinal, cometem-se crimes desde que o “mundo é mundo”.

O presidente da república vai a público e defende os recentes deputados, que já são réus em diversos processos, e estão envolvidos em mais um grande desvio de verbas referente ao PAC. Alega que “não devemos condenar antecipadamente”. E ele está certo. Contudo, não devemos condenar quando não há provas. E, além da ficha pregressa, há provas contundentes sobre o caso. Logo depois, em uma solenidade, o mesmo presidente que acabara de defender os corruptos declara que deve haver uma reforma eleitoral e que os candidatos “com ficha suja” não devem participar de eleições. O caso seria hilário se não fosse triste e demonstrasse com clareza o nível do jogo político a que nosso presidente se submete com fervor.

Um outro caso interessante e emblemático foi estampado com destaque nos jornais televisivos, na Internet e impressos; como se fosse algosobrenatural: “Turistas são assaltadas em frente ao Congresso Nacional”.

E eu digo: Você acha isso esquisito?

Pense nisso.

, , , , , , , ,

****************************************
Texto originalmente escrito em: Visão Panorâmica
ESN: 16675-080201-838850-87

É proibida a reprodução do todo em de parte sem a expressa autorização do autor.

COISAS ESTRANHAS, TENDÊNCIAS E ESQUISITICES.

Cerca de Juliana Andrade

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco