* por André Vinícius
No artigo de hoje iremos falar sobre indicação por se tratar da melhor maneira ao prospectarmos clientes. Muitas empresas acabam perdendo essa oportunidade por desconhecimento ou por não elaborarem uma estratégia convincente que faça com que os clientes indiquem outros clientes por livre e espontânea vontade.
Indicação de clientes é o que há de mais eficiente na estratégia: Amigo indica Amigo porque um cliente jamais indicaria algo ruim para seu amigo e isso trás credibilidade. È muito diferente de colocarmos um outdoor ou qualquer outra campanha onde o cliente sabe que estamos apenas querendo vender o nosso peixe.
A relação de indicação acrescenta credibilidade a sua venda. O cliente potencial tem grandes chances de vir a consumir o seu produto ou serviço. Mas como fazer os meus clientes indicarem outras pessoas? È simples! O negócio é premiar porque todos gostam de ganhar algo e o seu cliente tem que se sentir motivado para fazer indicações!
Existem várias formas de fazer isso. Você pode dar descontos progressivos a cada cliente indicado. Outra forma de premiar é oferecer prêmios por indicações que se transformam em clientes reais. Aí entra a sua imaginação é o conhecimento do que pode fazer com que seu cliente diga: “Sim, eu quero indicar meus amigos!”
O importante é não queimar as indicações com propostas nada interessantes. Vale ressaltar que ambos devem ganhar algo: a pessoa que indicou e o indicada e isso deve ser deixado bem claro na hora da abordagem. Procure adequar as premiações ao seu público. Por exemplo, para os adolescentes podem ser oferecido ingressos no cinema, pizzas, locações de DVD. Para as mulheres seria interessante tratamentos de beleza, cabeleleiro e qualquer outra coisa de interesse.
A dica está aí. Lance a campanha INDICAR para PROSPERAR!
* André Vinícius é professor, consultor e palestrante nas áreas de atendimento, vendas, motivação, marketing pessoal e web. Em seu site pessoal www.andrevinicius.com você poderá ter acesso a sua história de vida, currículum, fotos, participações na mídia, projetos sociais e artigos das mais diversas áreas do conhecimento.
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