O prefeito de Osasco Emidio de Souza realizou na manhã de sábado, 23, no Jardim Belmonte, zona sul da cidade, o lançamento da pedra fundamental do primeiro empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida para famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos na região oeste da Grande São Paulo.
O projeto é uma parceria entre o município, a Caixa Econômica Federal, o Ministério das Cidades e a iniciativa privada. A Prefeitura de Osasco participa dele oferecendo isenções de tributos municipais, mesmo benefício destinado a todos os empreendimentos do Minha Casa Minha Vida para famílias com essa faixa de renda que forem implementados na cidade.
O evento contou com a participação de moradores de diversos bairros que serão beneficiados com as moradias, entre eles do Jardim Novo Osasco e do Jardim Aliança, 40 famílias assistidas pelo Programa Bolsa Aluguel, além de outras 100 famílias do alojamento Carlos Lamarca, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Serão ao todo 420 moradias para famílias cadastradas no Programa na cidade.
Presente ao evento, a secretária Nacional da Habitação, Inês Magalhães, destacou que o lançamento da pedra simboliza ações do Governo Federal na área da habitação e que são fundamentais para a população. “O presidente Lula aumentou os recursos para a habitação e o prefeito Emidio de Souza assumiu o compromisso de encontrar na cidade locais para se construir moradias decentes. São decisões políticas importantes que provam que temos um novo país”, disse.
Já o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Álvaro Barbosa, destacou ser uma honra participar do Programa.
De acordo com a arquiteta Ligia Verde Zein, da empresa Central de Empreendimentos Imobiliários (CEI), serão construídos 420 apartamentos, distribuídos em 21 blocos e uma área verde de 3 mil metros quadrados. “Nossa meta é entregar a obra em 12 meses”,
Segundo o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Sérgio Gonçalves, a data é importante porque marca o cumprimento de mais um compromisso assumido pela administração. “O prefeito Emidio nunca desistiu de buscar áreas para atender as famílias e ajudá-las a realizar o sonho da casa própria”, afirmou.
Para João Batista, o Jota coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), o dia foi importante porque marcou uma luta de 10 anos. “É uma grande conquista. Ao longo dos anos tivemos importantes aliados. Temos que nos orgulhar pela conquista de uma casa nessa terra”.
O deputado federal João Paulo Cunha destacou em sua fala ser uma grande satisfação participar da solenidade de lançamento da pedra fundamental de mais um empreendimento que mostra a sintonia entre o presidente Lula e o prefeito Emidio. “Essa parceria permite que a cada dia a administração possa mudar a qualidade de vida de seus moradores. O programa Minha Casa Minha Vida vai entrar para a história porque atende a necessidade do nosso povo”, destacou.
Conforme explicou o prefeito Emidio de Souza, a área está muito bem localizada e os futuros moradores terão à disposição creche, unidade de saúde, hipermercado e linhas de ônibus. Além disso, o programa vai aproveitar mão de obra local. “Foi uma longa caminhada para melhorar a vida de vocês, que por mais de 10 anos moraram de forma precária. Muitas crianças nasceram nesses locais, mas esse será o último Natal que passam nos barracos. O próximo vai ser em seus apartamentos”, concluiu o prefeito.
Também prestigiaram o evento o deputado estadual Marcos Martins; os secretários municipais Carlos Marx (Meio Ambiente), Cláudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer), Dulce Cazzuni (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Luciano Lub (Serviços Municipais), Gelso de Lima (Saúde), Gilma Rossafá (Assistência e Promoção Social), Jorge Lapas (Governo), Juracy Rubens Dalle Lucca (Indústria, Comércio e Abastecimento), Renato Afonso Gonçalves (Assuntos Jurídicos) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes); a diretora de Comunicação Social, Emilia Cordeiro; os vereadores Aluisio Pinheiro (líder do prefeito na Câmara), Antonio Toniolo, Rogério Lins e Valdomiro Ventura; entre outras autoridades.