A Prefeitura de Barueri, por intermédio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, ofereceu gratuitamente, na terça-feira, 19, o minicurso ambiental Construção Sustentável. Aproximadamente 30 participantes conheceram medidas para otimizar o uso de recursos na construção civil e reduzir o impacto ambiental.
“A construção civil é uma das atividades praticadas pelo ser humano que mais degradam o meio ambiente”, explicou a educadora ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Rosângela Paglia. “No Brasil, 40% da extração de recursos naturais têm como destino a indústria da construção”, informou.
Pela manhã, no auditório da Secretaria, os alunos assistiram à palestra de funcionários da empresa MPD Engenharia. “Um empreendimento para ser sustentável tem que ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito”, enumerou o engenheiro Antônio Jambeiro, diretor de planejamento da incorporadora.
O engenheiro de segurança da MPD, Carlos Cristofani de Carvalho, completou o raciocínio comentando que “as empresas que não se atentarem para ações sustentáveis serão preteridas pelo mercado”.
À tarde, os participantes do intensivo conheceram o Centro de Educação para Sustentabilidade (CES), no município de Santana do Parnaíba. Viabilizado por uma parceria entre a Fundação Alphaville e o Centro de Referência e Integração em Sustentabilidade, o CES foi desenvolvido de acordo com o conceito da bioconstrução.
Gustavo Aloe, coordenador da instituição, mostrou aos alunos as dependências do local feitas com estruturas de bambus e tijolos ecológicos, piso de pneu e cerâmica reciclados, tinta natural à base de cal, revestimentos em fibras de coco e telhado coberto com vegetação. “Além do caráter pedagógico, a obra serve como referencial e influência para quem quer construir diminuindo os impactos ambientais”, afirmou.
Após conhecer os sistemas de energia eólica e solar, captação de água da chuva e tratamento biológico de resíduos, a visita técnica seguiu por uma trilha ecológica, junto ao CES, em uma área de mata atlântica. No fim do percurso, todos admiraram a presença imponente de uma figueira, árvore considerada de longevidade milenar.
O Ciclo de Minicursos Ambientais foi criado pela Secretaria de Meio Ambiente para trazer à população informação e discussão sobre temas específicos relacionados ao meio ambiente urbano. Para este ano, ainda está previsto, para 9 de novembro, a realização do minicurso Poluição do Solo.