O vereador Ronaldo Raulino, do PDT, pretende apresentar à Prefeitura uma sugestão para o controle da população de cães e gatos no município. Neste sentido, diz estar com três projetos em fase de conclusão, sendo que dois deles devem ser enviados para apreciação na Câmara de Vereadores e outro para o Executivo.
Segundo o vereador, a proposta foi elaborada em conjunto com a Associação Jaraguaense de Proteção dos Animais (Ajapra) e com o médico veterinário Waldemar Schweitzer. Conforme levantamento apresentado por ele, em Jaraguá do Sul, existem 43 mil cães e pelo menos 26 mil gatos, sendo que 40% presos em correntes, 23% em terrenos cercados 6% em canis e 26% soltos pelas ruas. “É um animal para cada três habitantes, o que é considerado um número elevado”, argumenta.
Uma das medidas é para que a Prefeitura viabilize um projeto de esterilização dos cães e gatos machos soltos nas ruas, através de vasectomia. Cada procedimento deste custaria em média R$ 80. De acordo com Ronaldo Raulino, está seria uma forma de controlar o crescimento da população de animais perambulando pela cidade.
O grupo sugere ainda a criação de um incinerador de animais e de um programa de controle de zoonoses, ou seja, das doenças que podem ser transmitidas pelos animais contaminados. A intenção, segundo Raulino, é prevenir, reduzir e eliminar a mortalidade bem como os sofrimentos dos animais causados por doenças e maus tratos. A proposta vai desde a captura, resgate, leilão em praça pública, doação e até o sacrifício (eutanásia), em casos de necessidade.