O dia 18 de outubro é lembrado como o Dia do Médico, para homenagear um dos mais importantes profissionais em atividade na nossa sociedade. Por isso, a Secretaria de Saúde de Barueri promoveu uma agradável tarde com tratamento de pele e massagens para os médicos do Pronto Atendimento Adulto, localizado no centro de Barueri. Nos seus períodos de repouso, eles puderam ser tratados por profissionais das empresas parceiras Novety Cosméticos e Odara Spa, ambas estabelecidas em Barueri.
O médico cirurgião geral, Rubens Souza de Oliveira, que passou por um tratamento de pele, gostou da iniciativa. “Normalmente o homem nunca se preocupa em cuidar da pele. Esta foi a chance”, disse.
O secretário de saúde de Barueri, médico Mauricio Tundisi, aproveitou a data para cumprimentar toda a classe médica, neste dia. “É uma atividade nobre que exige muita dedicação pessoal, além do conhecimento que tem de estar sempre atualizado porque lida-se com vidas humanas”.
O dobro de médicos
A rede municipal de saúde de Barueri possui cerca de 540 médicos concursados e contratados que atendem nas suas 16 Unidades Básicas de Saúde, 4 Prontos-Socorros municipais, sendo 1 infantil, Especialidades Médicas, Hospital Municipal e Centros de Atenção Psicossocial; o que perfaz a quantia de dois médicos para cada mil habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um médico para cada mil habitantes, mas Barueri tem o dobro desta média.
Em muitos países, como Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos, presta-se tributo aos médicos nesta data, que foi escolhida por ser o dia consagrado a São Lucas, o “amado médico”. Lucas teria estudado medicina em Antioquia, além de ser pintor, músico e historiador; um dos mais intelectuais discípulos de Cristo. A tradição de ter Lucas como o patrono dos médicos teve inicio por volta do século XV.