A Light promoveu na manhã de ontem, na represa de Ribeirão das Lages, a soltura de uma capivara e de 600 pássaros das espécies pixoxó, araçari poca, araçari banana e tucano de bico preto, algumas delas em extinção. A ação foi realizada em parceria com o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Cetas/Ibama), localizado em Seropédica (RJ), e faz parte do Projeto de Inclusão Socioambiental, lançado em abril, junto com a Escola de Lajes, com o objetivo de sensibilizar as populações vizinhas sobre a preservação de recursos ambientais e os efeitos do aquecimento global.
Os animais foram apreendidos pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama) em feiras ilegais em Nova Iguaçu e Duque de Caxias.
O Cetas é responsável por recepcionar, fazer triagem e tratar das espécies silvestres apreendidas em ações de combate ao contrabando. Eventualmente, recebe animais de particulares mantidos em cativeiros domésticos. A capivara e os pássaros são característicos da região. Os animais receberam tratamento de suporte, acompanhamento veterinário e ficaram em quarentena antes da soltura.
PROJETO
Há dois meses, a Light lançou o Programa de Inclusão Socioambiental já contribuindo para a recuperação da fauna do Reservatório de Lajes. Na ocasião, a empresa soltou dez mil filhotes de peixes das espécies lambari-do-rabo-amarelo, pirapitinga-do-sul e piabanha e 400 pássaros de várias espécies de ocorrência local.