Com a aproximação do verão, período em que há maior incidência de casos de dengue, a Prefeitura de Barueri, por intermédio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, está intensificando as ações de prevenção e combate aos focos de criadouros do mosquito “Aedes aegypt.” Uma equipe da Vigilância em Saúde, formada por médicos sanitaristas, técnicos e mais de 100 agentes desenvolve um programa especial de combate à dengue com visitações periódicas em residências e empresas.
Nos locais previamente identificados, considerados de risco, onde já houve ocorrências anteriores, há um monitoramento constante das equipes, com a aplicação de larvicidas e inseticidas nos focos detectados. Em complemento ao programa de combate, são realizadas também palestras educativas, distribuição de panfletos informativos, mutirões de limpeza urbana, reforço da coleta de lixo e entulho em terrenos baldios; além da busca ativa dos casos suspeitos, entre a população.
Prevenir a epidemia de dengue
Há uma recomendação do Ministério da Saúde para a prevenção de um possível aumento de casos de dengue em dezenove estados brasileiros, sendo dez com risco muito alto e nove com risco alto, entre eles São Paulo. O alerta é de que isso pode acontecer no verão 2010/2011. O Governo Federal sugere ações conjuntas entre as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde para prevenir a epidemia.
Segundo a coordenadora do programa de combate à dengue do município, médica Adriana Guerra Boni, Barueri já está se antecipando, mas precisa da colaboração da população, “que é muito importante no processo, para que a nossa cidade continue com baixos índices da doença”. Até o dia 30 de setembro, Barueri teve 45 casos autóctones confirmados e 137 pessoas que contraíram a dengue em outras cidades.