As “Autoridades Mirins”, que participam do programa desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri e coordenado pela Brinquedoteca Municipal, estiveram na terça, 5, em São Paulo, no Centro Cultural da Marinha para mais uma solenidade de posse. Desta vez quem cedeu seu lugar foi o capitão de mar e guerra Helder Luiz Puía, chefe do Estado Maior do 8º Distrito Naval, que na ocasião foi substituído pela autoridade mirim Beatriz dos Santos Ramos, estudante da Emef Amador Aguiar (Parque Imperial).
A solenidade começou com o hasteamento da bandeira que acontece todos os dias às 8 da manhã em todos os locais onde a Marinha possui uma unidade, seguido por uma homenagem às crianças e assinatura do termo de posse.
Logo após as autoridades mirins assistiram a um vídeo institucional da Marinha e em seguida participam de um debate em que puderam perguntar e tirar dúvidas sobre o trabalho desenvolvido pela corporação.
As crianças também participaram de uma aula prática sobre os tipos de nós mais utilizados pelos marinheiros, e visitaram um acervo onde estavam expostos instrumentos usados nos navios e roupas da marinha.
O programa Autoridades Mirins faz a substituição simbólica de crianças nos cargos de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do empresariado.
Autoridades dos mais relevantes cargos nacionais são convidadas para participar do projeto, e a partir disto as escolas de ensino fundamental do município escolhem um aluno ou aluna para integrar o programa. Além da substituição, as crianças vivenciam também o dia-a-dia das autoridades. Visitam o ambiente de trabalho dos adultos, fazem perguntas e de forma lúdica realizam a atividade desenvolvida pela autoridade.