São Paulo – Seis de cada dez consumidores ainda não conhecem as novas regras da telefonia celular, em vigor desde fevereiro deste ano. A conclusão é de um levantamento feito pela Fundação Procon-SP com 758 cidadãos.
Segundo a entidade, entre os informados, sete de cada dez tomaram conhecimento das mudanças pela imprensa e só três por sua operadora – o que seria o correto, de acordo com o assistente de direção do Procon-SP, Diógenes Donizete.
“Deveria ser dada maior publicidade às regras”, disse ele. “Entendemos que essa é uma responsabilidade do fornecedor, no caso, as operadoras”.
O estudo mostra também que mais da metade desses consumidores já teve problemas com a operadora depois que as regras entraram em vigor – a maioria deles ligados à cobrança para o desbloqueio de aparelhos.
Donizete afirmou que as novas regras da telefonia celular ampliam os direitos do consumidor. Elas estabelecem a prorrogação da validade de créditos para telefones pré-pagos e acabam com a carência dos contratos, entre outras modificações.
Ele disse, no entanto, que é importante que os consumidores estejam cientes das mudanças. “O consumidor desinformado desconhece seus direitos”, resumiu.
Mais informações sobre a mudança na regulamentação da telefonia móvel podem ser obtidas nos sites do Procon e da Anatel .
Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil