Adolfo Morandini Neto, ou apenas Morandini é designer, ilustrador e artista gráfico brasileiro. Tem trabalhos realizados em diversas áreas e diversos países do mundo. É artista catalogado e tem trabalhos no acervo permanente do Museu de Artes Gráficas (MAG) do Brasil. Foi um dos artistas selecionados para o São Paulo CowParade, maior exposição de arte pública do mundo. E ilustra edições dos cadernos de apoio utilizados na rede municipal de Barueri.
Morandini esteve em Barueri no dia 24 de setembro, na Emef Professor Renato Rosa (Parque Viana), mantida pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Barueri, conferindo pessoalmente a exposição “Criando e Recriando Obras de Morandini”, idealizada pela professora Eleúzia Lins, que contou com a participação direta de 36 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. A mostra ocupou os três andares da escola e foi composta por 150 painéis e banners de grande formato inspirados em alguns desenhos do artista. Também foram criados cadernos de rascunho em que os alunos fizeram inúmeros desenhos propostos pela professora.
“Além de poder admirar o belíssimo trabalho realizado, tive a oportunidade de conhecer e conversar com as professoras, membros da diretoria da escola, representantes da Secretaria de Educação, pais de alunos e cerca de 700 crianças do período matutino. Qualquer tentativa de descrever em palavras a emoção desse encontro seria inútil. Cada olhar, cada expressão e manifestação de carinho ficarão guardados para sempre no meu coração”, diz o artista em seu blog.
Durante a visita, Morandini recebeu diversos bilhetes, desenhos e mensagens dos alunos, além de um painel emoldurado composto de pequenos desenhos produzidos pelas crianças.
“O encontro na escola foi maravilhoso. Sem dúvida momentos como este ficarão marcados na vida dos nossos pequenos artistas fazendo com que a escola tenha seu real motivo de existência”, ponta a diretora da escola, Magda Guimarães Olegário Silva.