ESN: 16675-080201-838850-87
Hoje o entrevistado na nossa série “A Visão Política da Blogosfera” é o Gustavo Freitas, editor do Blog GF Soluções. Capixaba de Linhares, Gustavo é militante da área de TI e mantém o GF Soluções desde 2008 com grande sucesso. Paciente, explica aos seus leitores, passo a passo, sobre as mais diversas dúvidas sobre assuntos relacionados a informática e a blogosfera em geral. Sempre solícito, mostra uma visão clara do mundo que o cerca e tem opiniões sempre bem fundamentadas, quando comenta artigos aqui no Visão Panorâmica. Por isso mesmo, fiz questão de entrevistá-lo nessa série para dividir suas opiniões com todos vocês.
Leiam e comentem.
********************
Visão Panorâmica – Quais as suas impressões sobre a eleição que está por vir e o futuro do próximo governo? Como você vê a qualidade dos candidatos no nível federal e estadual? Acha que a Lei da Ficha Limpa servirá realmente como um depurador do cenário político nacional?
Gustavo – Creio que a cartilha do PT será a da continuidade (isso porque, pelas pesquisas, a Dilma está levando ainda no primeiro turno) e muito pouco será alterado com respeito ao próximo Governo. Os erros continuarão sendo praticados e os acertos também, mas isso não é o suficiente, o ideal era dar continuidade ao que está sendo feito de maneira correta e corrigir os erros.
Como sempre a qualidade é baixa, são sempre os mesmos, numa perpetuação no poder de grupos políticos viciados.
Acredito que um primeiro passo foi dado, um passo importantíssimo nesse sentido, mas se a sociedade (eu, você, meu vizinho) não exigirmos e fiscalizarmos, esse primeiro passo pode ser esquecido em pouco tempo.
Visão Panorâmica – Desde que assumiu a presidência, Lula tem problemas com a imprensa. O PT, políticos da base aliada e o próprio presidente já proferiram ameaças e desejos de controlar a imprensa formal e a própria Internet. Qual a sua visão em relação a isso e qual o seu grau de preocupação em relação aos blogs?
Gustavo – Vejo que esse fato não se restringe ao PT somente. Já tentaram criar vários projetos de lei, por políticos de vários partidos. O mais conhecido e polêmico é do Senador Eduardo Azeredo (PSDB), que praticamente acabaria com os blogs e sites, como conhecemos hoje, pela maneira que está redigido. E, quando parecia esquecido veio a notícia de que pode ser votado após as eleições (leia aqui). Tem também o Projeto de Lei 7131/2010, de autoria do Deputado Gerson Peres do PP do Pará, que responsabiliza os autores de blogs por comentários anônimos. Escrevi sobre o assunto e pode conferir o que penso aqui.
Todos esses fatos relatados trazem, claro, uma preocupação; pois eles nem tem ideia do que estão tentando controlar. Não fizeram qualquer análise, e isso pode trazer problemas graves. Eu vivo hoje de meus blogs, e se houver mudanças drásticas que me impeçam de exercer minha profissão? É necessário tomar providências nesse momento. Enviei perguntas a alguns candidatos de minha região para saber o que pretendiam fazer quanto a esse tipo de projeto, e nenhum respondeu. É preocupante; não é? Entendo que não responderam porque não tem qualquer entendimento desse assunto, e na época que estiverem lá, irão votar conforme a maré…dos interesses.
Visão Panorâmica – Qual a sua idéia de uma entidade que protegesse os blogueiros da sanha do Estado e fornecesse apoio em questões jurídicas e de direito autoral? Acharia interessante que os blogueiros fossem “abraçados” por entidades de classe já existentes como os sindicatos de jornalistas ou a FENAJ (Federação Nacional de Jornalismo) que oferecessem essa proteção? Por que você acha que fracassaram todas as tentativas de criar uma entidade própria para esse fim?
Gustavo – Esse é um assunto difícil, apesar do discurso de blogosfera (união de todos os blogs) não vemos isso na prática. Na maioria das vezes é cada um por si…Eu cresci como blogueiro lendo muito e separando o que era bom do restante. Aprendi que para eu crescer, seria necessário que outros também crescessem e por isso até hoje meus blogs de sucesso são de ajuda a blogueiros (GF Soluções e Quero Criar um Blog), onde passo na íntegra, o que aprendo sem esconder uma só dica. Procuro divulgar outros blogs e blogueiros, principalmente os iniciantes e apontar links para todo tipo de blog que tenha conteúdo que mereça ser divulgado. Criei a campanha Blogs Unidos, para incentivar o ato de linkar outros blogs nos artigos, mas é muito difícil, as pessoas não entendem que podemos crescer juntos, que a procura é muito, mas muito maior que a demanda. Não creio que será possível criar alguma entidade exclusiva para os blogueiros, a não ser que algum blogueiro, ou blogueiros, que tenha o apoio e acesso à mídia, puxe a fila, levante essa bandeira.
Sinceramente não conheço o trabalho das entidades que comentou, mas não acredito que seja a solução, pois existem ainda muito corporativismo nessas entidades e os blogueiros, fora os que são jornalistas, não são vistos com bons olhos por elas.
Minha opinião sobre o fracasso nas tentativas de criar uma entidade é justamente o que já comentei acima, “o cada um por si…”, não é porque somos blogueiros que iremos apoiar um ao outro. Temos que mudar em primeiro lugar esse pensamento, que é pequeno, principalmente pelo tamanho de nosso campo de atuação, a internet.
Visão Panorâmica – Qual a sua visão da blogosfera política brasileira e como ela poderia tornar-se mais atuante e mais relevante para o debate político nacional?
Gustavo – Quando se fala em blogosfera no Brasil, duas situações são corriqueiras, ou as pessoas não sabem do que se trata, ou associam a um bando de adolescentes que escrevem besteiras e que não devem ser levados a sério. Uma minoria, fora da blogosfera, sabe realmente o que é blogosfera no Brasil.
Primeiro precisamos mudar esse panorama, com blogs de qualidade, artigos escritos mediante muita pesquisa e baseados em fatos concretos. Fora os blogs de grandes jornalistas políticos, pouco conheço sobre o assunto, na verdade, como já lhe disse em algumas oportunidades, o seu blog foi um dos primeiros que conheci, e através dele passei a ver a blogosfera com os olhos que tenho hoje. Precisamos de mais blogs de cidadãos, como é o seu, para enriquecer a blogosfera política brasileira. Os cidadãos precisam acordar, colocar sua opinião em blogs pessoais, ou até mesmo em Guest Posts em blogs de qualidade como o Visão Panorâmica, fica ai a dica.
Visão Panorâmica – Atualmente você identifica um crescimento do interesse em relação à política nas pessoas a sua volta? Caso positivo, percebe que nesse universo, há também a participação de blogs como fonte de informação ou parâmetros de opinião para essas pessoas? Como a blogosfera política poderia aumentar a sua relevância?
Gustavo – Não vejo o crescimento do interesse em relação à política, vejo sim um crescimento no sentimento de que não adianta em quem votar, o resultado será o mesmo. Os blogs, como respondi na pergunta anterior, podem mudar isso, se os cidadãos tiverem espaço para questionar, até mesmo com Guest Posts. Outro fato seria incentivar o exercício da cidadania na forma de artigos escritos com cobranças aos políticos e candidatos a cargos públicos escritos pelos cidadãos e até mesmo nas escolas, com textos escritos por adolescentes e jovens que poderiam expor em palavras a indignação com a sua qualidade de vida, entre outras ações simples e de custo extremamente baixo que pressionaria os políticos e incentivaria desde cedo o cidadão a fazer uso de seus direitos ao cobrar os políticos que elegeram.
Visão Panorâmica – A UNE e as demais entidades estudantis, assim como os sindicatos, sempre foram a “caixa de ressonância” da luta contra as mazelas dos governos. Você identifica hoje que essas entidades foram cooptadas pelo governo e passaram a tolerar todas as mazelas caladas, devido à injeção de verbas públicas? Isso não é ruim para a democracia? Como recuperar a pujança política dos estudantes e dessas entidades no cenário político nacional?
Gustavo – Os blogs são esse canal. É necessário incentivá-los a escrever artigos em blogs, se unirem com outros blogs que já escrevem a esse respeito e ser a caixa de ressonância da democracia digital.
Visão Panorâmica – Você percebe a blogosfera mais madura hoje ou acha que ainda falta muito para que ela ganhe uma relevância e uma penetração semelhantes a blogosfera americana e européia?
Gustavo – Acredito que as realidades são outras, mais até no tocante a cultura. Em Portugal, por exemplo, em algumas escolas, as crianças recebem uma primeira orientação do professor e vão para os computadores procurar a respostas para a tarefa daquele dia, em grupo. Eles aprendem desde cedo que não podem depender somente de uma pessoa (aqui a figura do professor, mas poderia ser um politico também), ao mesmo tempo, aprendem que o trabalho em grupo traz benefícios e que nada pode ser conseguido se isolando.
Isso reflete na vida e nas ações das pessoas. Eles passam a ter em mente que o trabalho precisa ser feito por alguém, mas que não pode ser feito sozinho, quando vão para a blogosfera transportam o mesmo pensamento real para o virtual e isso faz toda a diferença.
No Brasil temos visto um movimento nesse sentido, do educador não ir a escola para “dar” uma aula, mas para auxiliar o educando a “aprender a aprender”. Esse movimento está apenas no começo e muitas barreiras entre os educadores ainda terão que ser derrubadas, mas é um primeiro passo louvável. Quando conseguirmos isso, e tivermos uma nova geração absorvendo essa cultura, acredito que ai sim a blogosfera brasileira chegará a um ponto próximo do que vemos em outros continentes.
Visão Panorâmica – Você acha que os blogs têm se tornado uma ferramenta de cidadania? Se sim, acha que isso tem sido traduzido em resultados práticos para a melhoria da qualidade de vida do brasileiro e uma melhor compreensão do papel do cidadão no meio em que vive?
Gustavo – Não podemos generalizar, alguns blogs sim são instrumentos de cidadania, mas outros não. Poderia citar exemplos, mas prefiro não. Muitos blogs melhoram sim, como o seu, por exemplo.
Visão Panorâmica – As Igrejas têm agido duramente nas questões relativas ao aborto, a união civil homossexual e ao controle de natalidade. Quais as suas opiniões em relação a esses assuntos e não acha que, baseando-se no preceito do Estado Laico, não seria proibido que pessoas ligadas às Igrejas e Entidades Religiosas ocupassem cargos eletivos?
Gustavo – Com relação aos assuntos citados, todos delicados, tenho sim minha opinião. No caso do aborto, se for um caso de violência sexual, ou outros problemas que possam impedir a criança de ter uma vida saudável e perfeita, a decisão precisa ser das pessoas envolvidas, o Estado precisa assegurar isso, e ai cada um irá analisar a sua situação. A união civil homossexual não vejo a necessidade de ter uma lei, de ser algo oficial, as pessoas que nutrem sentimentos por pessoas do mesmo sexo podem viver juntas, não deve ser proibido, afinal estamos em um país livre e democrático não é mesmo? Agora num país onde leis importantes e vitais para o funcionamento da nação ficam tramitando por mais de 20 anos sem ir a votação, não podemos concordar que haja então tempo para votar uma lei para esse caso específico. Quanto ao controle de natalidade, somos ainda um país com uma grande extensão territorial a ser ocupada, e não devemos também nos preocupar com esse fato. Mas, como em todos os países, vai chegar um momento em que esse assunto irá entrar em pauta e então poderei formar uma opinião mais clara, isso é, se eu ainda estiver por aqui…rs.
Não vejo a necessidade de proibir esse tipo de prática. Mas deve ser fiscalizado se não está havendo tráfego de influência, para que pessoas não entrem na política por terem sob seu comando igrejas com milhares de fiéis.
Visão Panorâmica – Deixe um recado para os leitores.
Gustavo – O dia das eleições está chegando! Já sabe em quem votar? Já pesquisou a “ficha” do seu candidato? Já enviou e-mail para ele solicitando o seu posicionamento sobre as questões que estão afligindo sua comunidade?
Lembre-se, você pode ser cumplice de tudo que ele fizer de errado no exercício do cargo público, afinal, quem dá o poder aos políticos somos nós, eleitores e cidadãos. Exerça sua cidadania então!
***************************
Copyright © 2007
Dieser Feed ist nur für den persönlichen, nicht gewerblichen Gebrauch bestimmt.
Eine Verwendung dieses Feeds auf anderen Webseiten verstößt gegen das Urheberrecht. Wenn Sie diesen Inhalt nicht in Ihrem News-Reader lesen, so macht sich die Seite, die Sie betrachten, der Urheberrechtsverletzung schuldig. (digitalfingerprint: )
Este artigo foi escrito originalmente para o Blog Visâo Panorâmica. A reprodução só é permitida com autorização expressa do autor. Solicite atravéz daqui:arthurius_maximus@visaopanoramica.com
A VISÃO POLÍTICA DA BLOGOSFERA – GUSTAVO FREITAS – BLOG GF SOLUÇÕES.