No próximo dia 10 de outubro, as cerca de 2.500 pessoas que se inscreveram, no início do mês, para o processo seletivo para a função de Agente Comunitário de Saúde, na rede municipal, farão a prova de inscrição. São 211 vagas, distribuídas pelas unidades básicas de saúde que possuem o programa. Além da prova escrita, o processo seletivo inclui dinâmica de grupo, entrevista e comprovação de requisito domiciliar.
O Agente Comunitário terá, entre suas atribuições, servir de elo entre a comunidade e os serviços de saúde; auxiliar pessoas e serviços na promoção e proteção da saúde; identificar situações de risco individual e coletivo; promover a educação para a saúde; acompanhar e encaminhar pessoas com agravo à saúde às unidades de saúde; notificar aos serviços de saúde as doenças que necessitam vigilância; cadastrar as famílias da comunidade; estimular a participação comunitária; atuar no controle das doenças epidêmicas e no controle das endemias; incentivar a vacinação; estimular o aleitamento materno entre outras.
Enfermeiros e Agentes de Prevençao DST/AIDS: Para as vagas de enfermeiro e agente de prevenção DST/AIDS, o processo passa por análise de currículos, prova dissertativa e entrevista. Os editais de todos os processos seletivos estão disponíveis para consulta no site do Acqua: www.institutoacqua.org.br