Phuket, a maior ilha da Tailândia, sediará a quinta reunião do subcomitê de aquicultura da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), entre esta segunda-feira, dia 27 de setembro, e 1º de outubro. Este subcomitê, que integra o Comitê de Pesca da FAO, discutirá temas de interesse da aquicultura, como a aplicação do Código de Conduta da Pesca Responsável, as diretrizes técnicas para certificação, a biosegurança aquática, as mudanças climáticas e suas implicações para a atividade, a produção em mar aberto e as diretrizes estatísticas para o setor aquícola.
No caso da certificação, o objetivo é garantir práticas sustentáveis e de melhor aceitação para a aquicultura, em termos de sistemas, práticas, processos e produtos. Asssim, a FAO acredita que esta atividade poderá se fortalecer em todo o mundo como fonte de produção de alimentos saudáveis e como importante geradora de trabalho e renda.
No encontro em Phuket, o Brasil conta com os seguintes representantes: Fernanda Garcia Sampaio, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), e Cláudio Meluzzi Mendes, do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
MPA