A VISÃO POLÍTICA DA BLOGOSFERA – LUCHO – BLOG DO LUCHO.

ESN: 16675-080201-838850-87

 

 

Entrevista Panorâmica - Lucho - Blog do Lucho

 

Dando continuidade a publicação das entrevistas realizadas com diversos blogueiros sobre política e assuntos ligados à blogosfera, apresentamos hoje a visão do Lucho, editor do Blog do Lucho.

Sempre crítico e com uma escrita ferina, Lucho aborda assuntos variados em seu blog que vão desde o cotidiano comum a todos nós até a artigos relacionados com os comentários que recebe em seu blog. Uma leitura agradável e carregada de humor inteligente.

Deixem os seus comentários.

 

Blog do Lucho

 

*************************

 

visão política na blogosfera - lucho - blog do lucho

Visão Panorâmica – Como você vê a blogosfera hoje?

Lucho – Primeiramente, eu evito ao máximo usar o termo “blogosfera”. O que é blogosfera? Qual a definição do termo blogosfera? Alguém sabe, exatamente, o que significa blogosfera?

Se blogosfera for “conjunto de blogs”, eu vejo os blogs como “ferramentas multiuso”. Servem tanto para manifestações políticas, como para espaço de debate, como para ferramenta de mobilização. Além de outras funções que além da política, como ganhar dinheiro, divulgar o conhecimento, lugar de desabafo ou então um espaço para que a pessoa possa escrever tudo aquilo que sempre teve vontade de escrever.

Só que eu não acho os blogs vão livrar o mundo dos tiranos, ou trazer paz, justiça e democracia para os oprimidos.

 

 

Visão Panorâmica – É possível perceber que a blogosfera vem causando um certo incômodo em políticos e figuras da sociedade pelo número cada vez maior de blogs questionados judicialmente. Com a liberdade de expressão cada vez mais ameaçada, pela radicalização dos governos na América do Sul, como você vislumbra o futuro da blogosfera aqui no Brasil e como os blogueiros poderiam de proteger dos excessos intervencionistas?

Lucho – Não acho que os blogs (e a Internet como um todo) possam ser ameaçadas por causa da censura. Fechou um blog hoje? Amanhã ele reabre com um outro endereço. Criar blog é um processo rápido e barato (algumas vezes até gratuito).

 

 

Visão Panorâmica – Você sente que interfere e influencia na vida de seus leitores? Por que?

Lucho – Não. Sinceramente não.

E nem é essa minha intenção. A minha maior intenção era escrever o que penso e o que sempre tive vontade de escrever sem importar em influenciar alguém.

 

alienação do povo

 

Visão Panorâmica – Em sua opinião, como anda a política nacional e quais as suas impressões sobre a campanha eleitoral e as eleições que se aproximam?

Lucho – Campanhas eleitorais fraquíssimas, quase não há discussão de projetos políticos, candidatos que se acusam uns aos outros, debates insossos.

Ou seja, nada de novo no front.

 

 

Visão Panorâmica – A Lei da Ficha Limpa foi um enorme avanço na legislação brasileira. Mas, por si só, ela não resolve o problema grave da corrupção e da eleição constante de picaretas. O eleitor é que tem o papel definitivo na coerção dos oportunistas de plantão. Se for tão teoricamente fácil saber quem é corrupto ou não – afinal os escândalos são estampados constantemente em toda mídia e essas informações encontram-se ao alcance de um clique – porque o eleitorado brasileiro continua elegendo e reelegendo os mesmo corruptos notórios de sempre? (Cito, especificamente, os casos de Joaquim Roriz, Paulo Maluf e Anthony Garotinho; todos com condenações judiciais amplamente conhecidas e mais do que referendados como políticos envolvidos em maracutaias e denúncias mil).

Lucho – Ficha limpa? Ué, foi sancionada a lei da ficha limpa? Porque, até onde eu vi, não mudou nadica de nada. Essa ficha limpa foi uma grande de uma decepção.

Com relação a essas figurinhas carimbadas que se elegem e reelegem ad aeternum, todo povo tem os políticos e o governo que merece. Fazer o quê?

 

 

Visão Panorâmica – Você leu o manifesto do Movimento Blogueiros Progressistas? Se leu; o que achou do movimento? Não acha contraditório defender a liberdade de expressão e, ao mesmo tempo, defender um governo que a combate? Como mobilizar uma parte mais plural da blogosfera e abordar com seriedade e isenção esse problema? (Tendo em vista que o encontro foi patrocinado e realizado por entidades financiadas com verbas públicas e, tanto ela quanto os blogueiros envolvidos, representam apenas uma corrente política nacional).

Lucho – Não, não li.

 

bolsa família nas eleições

 

Visão Panorâmica – Como você percebe a candidatura de celebridades e a quase certa eleição delas? Em especial aquelas celebridades que sabemos jamais terem sido ligadas a nenhuma ação de cidadania e que sequer têm projeto, planos ou sabem como atuar no cargo a que se propõem ocupar. Algumas até usam isso como plataforma de campanha.

Lucho – Um absurdo, mas fazer o quê? A constituição permite que qualquer pessoa possa se candidatar a cargos eletivos (artigo 14). E os caciques de legendas adoram esses tipos de candidatos pois eles puxam vários quocientes partidários.

A única coisa a fazer é lamentar.

 

 

Visão Panorâmica – O “Estado é laico”. Esse preceito constitucional não deveria servir para impedir a candidatura de pessoas ligadas diretamente a Igreja “A” ou “B” e barrar projetos que visem, por exemplo, o ensino religioso e da absurda tese criacionista nas escolas públicas?

Lucho – O maior problema não é o fato do candidato ser evangélico/católico/espírita/judeu/muçulmano ou de qualquer outra religião. O problema é que muitas vezes essas bancadas querem saber apenas de defender seus próprios interesses. Sem contar que muitas vezes, membros dessas bancadas estão envolvidos em escândalos de corrupção.

Agora, em relação ao ensino religioso e a inserção do criacionismo nas escolas públicas, eu acho realmente ambas absurdas e que têm mais é que serem barradas.

 

 

Visão Panorâmica – O que você pensa a respeito do voto facultativo e do aborto? Por que?

Lucho – Sobre o aborto eu ainda estou sentado no muro. Estou levemente pendendo para a legalização do aborto. Especialmente para o caso de estupro e gravidez de risco.

Quanto ao voto facultativo, esse eu sou a favor. Que só os militantes, aqueles que gostam, entendem e se interessam por política e aqueles que realmente querem votar que votem. O resto que fique em casa. Inclusive eu admito aqui, que se o voto fosse facultativo eu raramente apareceria numa zona eleitoral.

 

 

Visão Panorâmica – Deixe um recado aos leitores.

Lucho – Em primeiro lugar, gostaria de pedir desculpas se pareceu que eu fui um tanto arrogante, prepotente ou mal humorado nas respostas que eu deixei. Não era essa a minha intenção.

E em segundo lugar, gostei bastante da idéia do questionário. É a primeira vez que participo de uma sabatina como essa. Espero poder participar outras vezes. :-)

 

 

*************************


Copyright © 2007
Dieser Feed ist nur für den persönlichen, nicht gewerblichen Gebrauch bestimmt.
Eine Verwendung dieses Feeds auf anderen Webseiten verstößt gegen das Urheberrecht. Wenn Sie diesen Inhalt nicht in Ihrem News-Reader lesen, so macht sich die Seite, die Sie betrachten, der Urheberrechtsverletzung schuldig. (digitalfingerprint: )
Google Buzz

Este artigo foi escrito originalmente para o Blog Visâo Panorâmica. A reprodução só é permitida com autorização expressa do autor. Solicite atravéz daqui:arthurius_maximus@visaopanoramica.com

Assine a newsletter do Visão Panorâmica e concorra a promoções exclusivas – Veja Mais Informações Aqui –

A VISÃO POLÍTICA DA BLOGOSFERA – LUCHO – BLOG DO LUCHO.


Cerca de Arthurius Maximus

Além disso, verifique

Prefeitura lança programa de apoio às transexuais

Iniciativa da cidade de São Paulo oferece bolsa para as mulheres trans estudarem, ajudando a afastá-las da prostituição e da violência das ruas A Prefeitura de São Paulo escolheu o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado nesta quinta-feira 29, para lançar o programa Transcidadania. Fruto de uma articulação entre secretarias (Direitos Humanos, Educação, Saúde, Assistência ...