Cerca de 200 jovens que cursaram as aulas oferecidas em cinco núcleos criados nas Escolas Municipais receberam o diploma do ensino fundamental
Idealizado numa parceria da Prefeitura de Osasco, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), e o governo federal, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) formou sua primeira turma na cidade durante evento realizado na noite da sexta-feira, 16 de maio, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação.
Receberam o diploma do Ensino Fundamental cerca de 200 jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que cursaram as aulas oferecidas em cinco núcleos criados nas Escolas Municipais Osvaldo Quirino Simões, Renato Fiúza Telles, Zuleika Gonçalves Mendes, Alípio da Silva Lavoura e Olinda Moreira da Cunha.
Marcado por homenagens, o evento levou formandos e professores às lágrimas quando Marisa Campos, coordenadora dos Programas de Juventude da SDTI, pediu um minuto de silencio pelo aluno Fábio Henrique Américo da Silva, assassinado dias antes do evento.
Durante a solenidade, Dulce Cazzuni, secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, destacou as novidades do programa para sua segunda edição. “A faixa etária foi ampliada e agora poderão ser atendidos jovens com até 29 anos de idade. Empregados também serão aceitos, assim como todas as pessoas pré-alfabetizadas, já que não é mais necessária a apresentação do certificado de conclusão da 4ª série”.
Presente ao evento, o prefeito Emidio de Souza demonstrou satisfação em participar da cerimônia. “Esta é a primeira formatura de muitas pessoas que não tiveram oportunidade antes de lançarmos o Projovem. Cumprimento a todos os professores pela dedicação, e em especial aos formandos porque sei que não foi fácil chegar até aqui”, falou. Emidio encerrou seu discurso com um estímulo aos jovens: “o presidente Lula já esteve na cidade e garantiu que Osasco terá sua Universidade Federal”.
Adeildes de Jesus Barbosa, uma das formandas, mostrou-se entusiasmada com a notícia. “Agora que tenho em mãos o diploma do Ensino Fundamental estou lutando para ingressar no Ensino Médio. E então estarei apta a cursar a Universidade, se Deus quiser, aqui em Osasco e de graça”, disse.
Prestigiaram o evento Márcia Aquino, que representou a secretária de Educação, Mazé Favarão, e o vereador Nelson Matias, além de diretores e educadores.
Inscrições
O programa tem duração de 18 meses e os jovens que se enquadrarem recebem, além de cursos de formação para conclusão do Ensino Fundamental, formação profissional, curso de inclusão digital, de ação comunitária e auxílio financeiro mensal de R$ 100.
As inscrições estão programadas para o mês de junho e os interessados podem obter informações pelo telefone 3653-1182.