Considerado um dos maiores do gênero do País, evento reuniu 1,2 milhão de pessoas em São Paulo
O prefeito Emidio de Souza prestigiou, na quinta-feira, 1° de maio, uma das maiores festas em comemoração ao Dia do Trabalhador no País. Trata-se do 1° de Maio da Força Sindical, que neste ano reuniu 1,2 milhão de pessoas na Praça Campo de Bagatelle, zona Norte da capital paulista e teve como principal discussão a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais.
Durante o evento, o prefeito destacou a importância das centrais sindicais para o trabalhador brasileiro e falou ainda do desenvolvimento da cidade que administra. “Estamos realizando inúmeras obras em Osasco. Entre elas, destacam-se as intervenções do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), realizadas com recursos do governo federal. Nossa cidade vive um bom momento e assim pretendemos manter”, disse.
Emidio aproveitou para ressaltar a luta do trabalhador brasileiro comparando-o ao piloto Airton Senna. “Hoje a morte de Senna completa 14 anos. Ele, que nas pistas, às vezes, não largava bem, lutava para ganhar posições e comemorar, no final, a vitória certa. Assim também é o povo brasileiro, batalhador e guerreiro. Parabéns a todos os trabalhadores”, concluiu.
Foram sorteados diversos prêmios, entre carros e apartamentos. Além disso, foram promovidos mais de 40 shows com artistas, entre eles Zezé di Camargo & Luciano, Edson & Hudson, Bruno & Marrone e o cantor Daniel.
Sob o tema “Os trabalhadores em defesa do planeta”, a festa reuniu, entre outras autoridades o presidente da Força Sindical Paulo Pereira da Silva; os ministros Carlos Lupi (Trabalho) e Marta Suplicy (Turismo); o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP); o senador Cristovam Buarque (PDT-DF); o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Jorge Nazareno; e o fundador da Força Sindical e ex-deputado federal Luiz Antônio de Medeiros Neto.
Carapicuíba
No mesmo dia, Emidio participou do 4° Evento Cultural dos Trabalhadores, promovido pela UGT (União Geral dos Trabalhadores), no Parque do Planalto, em Carapicuíba. A festa, que reuniu grande público, também contou com apresentações musicais e sorteio de um carro zero quilômetro.