A Luz de Neblina

Por Scher Soares

Você certamente já ouviu falar a respeito da luz de neblina; Pode ser até que a use ocasionalmente.

Estou me referindo especialmente à luz de neblina traseira. Trata-se daquela luz mais forte que deve ser utilizada em situações de neblina (será que é óbvio?) para elucidar a presença do seu veículo e evitar a colisão provocada pela baixa visibilidade comum em situações de nevoeiro ou fortes chuvas.

Bom, até aí, tudo bem. Porém, quero chamar a atenção para os motoristas que utilizam a luz de neblina SEM neblina (não disse que não era óbvio?). Sim, parece estranho, mas, é mais comum do que se imagina encontrar diversos veículos com suas luzes de neblina traseiras acesas sem um sinal sequer da presença de reles nuvenzinha.

O que ocorre, é que a referida luz merece o seu título justamente pelo fato de possuir uma característica especial que a credencia a ser utilizada em situações de neblina ou mesmo excesso de chuvas. A lâmpada da luz de neblina possui potencia igual ou superior a da luz de freio; São 21watts contra 5watts das luzes das lanternas comuns, o que resulta em uma luz forte, que além de ofuscar, atrapalha, irrita e prejudica a visão do motorista que segue atrás do veículo.

A questão é; quem anda com a luz de neblina traseira acesa, invariavelmente ou nem sabe o que está fazendo, nem como se liga ou desliga a referida luz, o que é grave, pois se trata de alguém com baixo nível de capacitação para o desempenho de determinada função. Ou ainda, sabe que está com a luz de neblina acesa, mas, não compreende o impacto das suas atitudes, pois não sabe que a luz ofusca e incomoda; ou finalmente, sabe que está com a luz acesa, sabe que é uma luz de neblina, sabe que incomoda, mas não se preocupa com os outros e tampouco com a possibilidade de causar um acidente, o que denota um importante problema de atitude.

Inegavelmente, todos os tipos ilustrados acima possuem oportunidades de aprendizado e mudança e também inegavelmente, em diversas áreas de vida, pessoas andam com suas luzes de neblina acesas, às vezes porque NÃO SABEM o que fazer (ou COMO FAZER), ou mesmo porque NÃO QUEREM fazer. Dependendo do motorista, um orientação dos órgãos competentes (feedback – liderança) resolve, em outros casos, só mesmo uma pesada multa.

Apesar de parecer um detalhe em relação ao todo (e é), andar com a luz de neblina traseira acesa em condições normais de visibilidade não está correto, não está adequado as melhores práticas e não traz bons resultados. Além disso, não ajuda no relacionamento com outros motoristas e ainda por cima pode provocar acidentes.

No mundo corporativo os detalhes também fazem bastante diferença. Determinadas luzes de neblina acesas podem indicar para práticas que assim como nas ruas e estradas, prejudicam o relacionamento, não trazem resultados, podem provocar acidentes e não estão entre as melhores práticas.

Luzes de neblinas podem estar acesas sob a forma de uma visão estreita da sua função, ou mesmo sob a falta de foco ou ainda pelo baixo nível de responsividade diante dos contextos. Pior, luzes de neblina acesas podem indicar pouco engajamento com os valores e objetivos da empresa ou ainda ausência de responsabilidade pelos próprios resultados.

Enfim, luzes de neblina acesas sempre indicam algo. Analise por um instante seu equipamento, verifique as condições e finalmente observe sua luz de neblina. Ela te indica algo?

Reflita Sobre Isso e Triunfe!

Cerca de Rivadavia Severo

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco