Aconteceu na noite de segunda-feira, dia 26 de julho, mais um encontro temático do Projeto Osasco 50 anos. Essas reuniões tem como objetivo avaliar como está o andamento do cumprimento das metas estabelecidas em cada área de gestão para o cinqüentenário da cidade, em 2012, e que foram publicadas no livro “O futuro da cidade é planejar a cidade do futuro”.
O encontro foi o primeiro de três que compõem o Seminário do Eixo “Desenvolvimento Urbano e Qualidade Ambiental”, e envolveu, principalmente, debates sobre as metas para o transporte público na cidade.
Para falar sobre o assunto, estiveram presentes Valdir Roque, presidente da CMTO (Companhia Municipal de Transporte de Osasco) e Luciano Jurcovichi, secretário de Serviços Municipais da Prefeitura, órgãos que fazem parte da coordenação do eixo.
Valdir Roque apresentou propostas de reformulação dos meios de transporte, incluindo a implantação do VLP (Veículo Leve sobre Pneus), mais adequado à realidade e às características da cidade.
Já Luciano destacou o conceito de mobilidade urbana como essencial para repensar a cidade, incluindo investimentos em logística, no incentivo da cultura da bicicleta e na segurança do ciclista. Além disso, colocou em pauta a sugestão de que seja elaborado o Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável.
Além do tema Mobilidade Urbana, serão discutidos, nos próximos encontros, os encaminhamentos dados nas áreas de Habitação, Meio Ambiente, Drenagem, e outros temas que estão incluídos no eixo.
Também já foram realizados encontros temáticos nos eixos Saúde e Inclusão Social.