A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Cultura, inaugurou na manhã desta quarta-feira, 9 de abril, a Banca do Saber no Parque Ecológico do Rochdale.
Osasco foi o 5º município paulista a receber a Banca-Biblioteca, um projeto desenvolvido pela Associação Cultural Basílio da Gama, em parceria com a Petrobras. Esse programa conta com recursos da Lei de Incentivos Fiscais e se enquadra nas ações propostas pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo Ministro Gilberto Gil no lançamento do Programa Mais Cultura. “É um prazer para a Petrobras estar aqui hoje como a maior difusora da cultura no país”, relatou Ivan Toledo de Albuquerque, representante da Petrobras.
A banca está equipada com três computadores, programa de gerenciamento e acervo de 1.500 títulos selecionados pela equipe da Biblioteca Pública Municipal. O programa da biblioteca gerencia o acervo, cadastra usuários, controla os empréstimos e pode ser utilizado por todas as bibliotecas do município. ”Entendemos que o acesso aos livros é uma questão econômica, social e política, por isso, a Banca-Biblioteca vem para resolver essa questão central do livro no Brasil, que é basicamente o acesso”, enfatizou o idealizador do projeto Felipe Lindoso e o Secretário da Cultura, Luiz Urban completa, “Para a Secretaria da Cultura é um momento muito importante, é o início de uma grande parceria. A banca é compacta, uma forma moderna de gestão compartilhada com todas as outras bibliotecas”.
O espaço da leitura recebe um grande incentivo por parte da administração municipal. “O importante é oferecer saber para a população, por isso estamos trazendo conhecimento para perto e abrindo as portas para a cultura. Espero que cada um saiba cuidar do espaço e que façam bom proveito dos equipamentos”.
Também prestigiaram o evento o chefe de gabinete do prefeito e secretário de Governo, Jorge Lapas; os secretários Luciano Jurcovichi (Serviços Municipais); Fernando Montini (Ouvidoria Geral), Carlos Marx (Meio Ambiente), Luiz Antonio Urban (Cultura); a coordenadora Alenice Abrantes (Orçamento Participativo); Joana D’arc (Gênero e Raça), além dos vereadores Osvaldo Vergínio, Nelson Matias, Sônia Rainho, Mario Luiz Guide e Dionízia Luvizoto.