A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, inicia no dia 10 de agosto a Campanha de Vacinação Anti-Rábica Animal de 2010, que segue até o dia 23 e é realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
A vacinação acontece de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h, e é gratuita. São mais de 100 postos de vacinação e o proprietário deve procurar o atendimento mais próximo de sua casa.
A raiva é uma doença que pode ser transmitida ao homem em qualquer época do ano por meio da saliva do animal. Geralmente acontece através de mordida, arranhadura ou lambedura do animal contaminado.
De acordo com a veterinária Gisele de Campos, do CCZ, a vacinação é uma medida preventiva importante para manter a transmissão sob controle. “A vacinação contra a raiva deve ser feita anualmente, pois mantém os animais protegidos da doença pelo período de um ano”, destaca. Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos 3 meses de idade, incluindo fêmeas em amamentação e no cio. A expectativa é de que, este ano, sejam imunizados contra a raiva 62 mil cães e 12 mil gatos.
Para maior segurança dos animais, proprietários e da equipe de vacinação, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) orienta que os animais sejam conduzidos com coleira, guia, se necessário fucinheira (no caso de cães considerados bravos, como pitbull, rotweiler e mastim, conforme prevê a lei) e sejam acompanhados por um adulto.
É importante também que o dono leve a caderneta de vacinação do animal, embora não seja obrigatória a apresentação, uma vez que no momento da aplicação da vacina será entregue um comprovante a ser anexado na caderneta do animal.
Além da campanha, a Prefeitura mantém um atendimento permanente de vacinação animal. O posto é fixo e fica localizado na Av. Lourenço Belloli, 1480, Parque Industrial Mazzei, no Jardim Baronesa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Centro de Controle de Zoonoses: 3686-0135 ou 3696-9390.
Confira a lista completa dos postos de vacinação e dias de atendimento no site www.osasco.sp.gov.br.