A Biblioteca Monteiro Lobato recebeu ontem um computador personalizado com programas didáticos e jogos voltados para o público infantil. A doação, que faz parte do Programa Kidsmart da IBM, ocorreu por meio de um de seus funcionários, que desde 2003 realiza projetos voluntários com as bibliotecárias da cidade. Afonso de Macedo, morador de Osasco, conta que graças ao empenho das bibliotecárias e da equipe da Secretaria de Cultura, já conseguiu a doação de sete máquinas, incluindo um servidor. E garante que não pretende parar por aí.
O secretário de Cultura, Luiz Antônio Urban, agradeceu a participação de todos e adiantou que, junto com Macedo, já está desenvolvendo uma nova ação de promoção à inclusão digital. Segundo o secretário, a criação deste novo pólo cultural auxiliará na inclusão digital não apenas de jovens e estudantes das comunidades da região, mas atingir o público adulto, em especial a Terceira Idade. Esse é um dos principais objetivos. Macedo acrescentou que há também a pretensão de promover oficinas gratuitas para que a população ganhe mais intimidade com os equipamentos.
O grupo de cordas e sopros do Sesi formou a orquestra que se apresentou para as autoridades e funcionários presentes à solenidade na biblioteca, além do grupo de estudantes da Escola Marechal Bittencourt, que acompanharam a contação de histórias e estrearam o novo computador.
Glória Torres, responsável pelo setor, e Jorge Carvalho de Oliveira, não esconderam a satisfação por mais essa parceria. Para ele, essa iniciativa vai reduzir as diferenças entre as crianças que têm e as que não têm acesso à tecnologia, contribuindo para ampliar suas possibilidades de êxito na educação. Para melhor utilização do equipamento, eles pretendem deixar a máquina aos usuários (até 7 anos) de segunda a sexta-feira, das 8h15 ás 19h45, e aos sábados, das 9h às 16h45. Os interessados devem agendar o uso pelo telefone: 3682-2711 ou pessoalmente.
Suzana Senegalia
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura / 2183-6199