Emei Fortunata Pereira de Jesus Santos ganhou 2 novas salas de aula, além de reformulação completa. Durante inauguração, o prefeito anunciou outro benefício para o bairro. O Exército já transferiu ao Ministério da Educação a área para construção da Universidade Federal
A rede municipal de Ensino Infantil de Osasco ganhou, na quarta-feira, dia 26, 50 novas vagas. Elas foram abertas na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Fortunata Pereira de Jesus Santos, na Vila Isabel, que passou por reforma e ampliação.
A unidade de ensino conta agora com 2 novas salas de aula. Com isso, a capacidade de atendimento sobe de 225 para 275 alunos. O projeto incluiu também reforma das salas existentes e dos banheiros, implantação de banheiros adaptados para deficientes, revisão das redes hidráulica e elétrica, troca do forro, implantação de cobertura em policarbonato na entrada, pintura geral e novos brinquedos no playground, além de paisagismo.
Durante a inauguração, a diretora da escola, Wanderly Piovan, agradeu a compreensão dos pais durante o período das obras e destacou a importância da reforma. “É muito importante oferecer um ensino infantil de qualidade, pois aqui estamos plantando as sementes para o futuro”, disse.
Já a secretária de Educação, Mazé Favarão, classificou como “uma verdadeira revolução” os investimentos que a prefeitura está fazendo na área. “Não estamos só reformulando a forma física das escolas, mas o conteúdo da Educação. Oferecemos cursos de formação para os professores e toda a rede conta com os jogos educativos do projeto Lego, que muitas escolas da rede particular ainda não têm. Isso sem contar com o Recreio nas Férias, com atividades no recesso escolar. Estamos formando crianças não só na alfabetização, mas com prática de cidadania. Por tudo isso, a Educação pública de Osasco está a cada dia melhor e todos nós temos muitos motivos para nos orgulhar dela”, disse.
O prefeito Emidio de Souza, por sua vez, salientou que, das 150 escolas da rede municipal de ensino, 90 já passaram por reformas. “São trabalhos que vão muito além de uma mão de tinta. Ampliamos o número de vagas e também criamos um ambiente muito mais agradável e acolhedor para as crianças. Assim, as mães podem sair para trabalhar tranqüilas, sabendo que seus filhos estão em um local seguro, com higiene, boa merenda e bons profissionais”, destacou.
Ele também afirmou que a região já recebeu a reforma da Emef Pontes de Miranda e poderá comemorar, em breve, a inauguração da creche do Jardim São Pedro. Além disso, anunciou outro importante benefício para a cidade. “Recebemos ontem (terça-feira) o sinal verde para a Universidade Federal de Osasco. O Exército já repassou o terreno, onde hoje acontece o Rodeio, para o Ministério da Educação. As obras devem ser iniciadas em maio e com a presença do presidente Lula. Com isso, Osasco terá sua universidade pública e gratuita, oferecendo cursos superiores para quem não pode pagar mensalidades que chegam a R$2 mil”, anunciou.
O evento também contou com apresentações da banda do CPA-M/8 da Polícia Militar e de um número musical realizado pelos alunos.
Também prestigiaram o evento o vice-prefeito Faisal Cury, os secretários municipais Jorge Lapas (Governo) e Valmir Prascidelli (Esportes, Recreação e Lazer); a corregedora da Guarda Civil Municipal, Dra Régia; o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Osvaldo Vergínio; Terezinha Santos, filha de Fortunata Pereira de Jesus Santos, homenageada com o nome da escola; o padre Benedito, da Paróquia Santa Isabel; e Nilton Cardoso, ancião da igreja Congregação Cristã do Brasil.