O maestro e pianista João Carlos Martins está assumindo a direção artística do Projeto Veredas, trabalho de educação musical e formação de orquestras desenvolvido em Osasco pela Associação Cultural Promoart, com apoio da Prefeitura de Osasco e parceria com o Ministério da Cultura (MINC).
De acordo com a diretora geral do Projeto Veredas, Beth Parro, a participação do maestro junto ao núcleo piloto do Projeto é uma doação do músico e é parte da contrapartida da Promoart no convênio firmado com o MINC. “É também uma parceria entre os nossos trabalhos. Ele entra com o grande talento que tem e toda a bagagem técnica, e soma com nossa experiência de 15 anos junto às crianças, utilizando a música como um meio de inclusão social”, disse.
Conhecido e respeitado mundialmente, João Carlos Martins, que se encontra em viagem à Europa até a segunda quinzena de julho, terá a incumbência de cuidar da parte técnica da orquestra, que envolve o zelo com a qualidade musical e o resultado do espetáculo. Por isso, caberá a ele decisões como escolha do repertório e até mesmo dos músicos. Além disso, atuará como regente em algumas apresentações.
O Projeto Veredas, cujo primeiro núcleo funciona na sede da Secretaria Municipal da Cultura de Osasco, utiliza a arte e a cultura como meio para o desenvolvimento humano de crianças, adolescentes e jovens de comunidades carentes. O trabalho integra o Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura e é um embrião para muitos outros que devem ser criados pelo país. Oferece aulas gratuitas para jovens e crianças de 7 a 21 anos, com cursos de: violino, viola erudita, violoncelo, contrabaixo, flauta-transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone, percussão e canto-coral.
Pontapé inicial
O Projeto Veredas foi lançado em Osasco, em solenidade ocorrida no Auditório do Fundo Social de Solidariedade, no dia 27 de junho, quando as crianças da orquestra do projeto apresentaram, sob a regência da professora Natália Eugenia Sanches Escamez, as peças musicais “O Pato” (Vinicius de Moraes); “Aquarela”, (Toquinho/ Vinicius de Moraes / G. Morra / M. Fabrizio) e “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso).
Quem é João Carlos Martins – Aclamado mundialmente, o maestro já se apresentou em concertos com as maiores orquestras do mundo. Considerado no meio da música clássica como o “maior especialista de Bach”, enfrenta, desde a década de 1970, os avanços a síndrome de esforço repetido, que, depois de muita resistência, acabou por afastá-lo do piano. Dedica-se à divulgação da música clássica e atualmente desenvolve atividade artística com a Orquestra Filarmônica Bachiana, por meio da qual também descobre talentos na periferia.