A Secretaria de Educação de Osasco reuniu no dia 25 de janeiro, no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação, cerca de 280 gestores (diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos) das unidades escolares para início do processo de formação continuada.
O acolhimento dos gestores foi feito pela secretária de Educação, Profª. Mazé Favarão, que deu início à formação falando sobre as novidades da rede para 2010, sobre a postura adequada dos profissionais de educação e explicando cada programa desenvolvido pela Secretaria.
Uma das novidades anunciadas pela Secretaria de Educação é que graças às inaugurações e reformas de unidades promovidas pela administração do prefeito Emidio de Souza em 2009, a partir desse ano, todas as salas dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental terão apenas 30 alunos. “Com certeza uma sala com menos alunos ajudará a promover uma educação pública de melhor qualidade”, destacou a profª. Mazé.
Outra novidade é a criação do Corpo Técnico Pedagógico, que substitui o SAE (Setor de Assessoria Escolar) e o SAT (Setor de Avaliação e Assessoria Técnica). O CTP será formado por equipes compostas por quatro profissionais: psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional e um assistente social. Estes profissionais irão visitar as unidades para estudar caso a caso, atuando juntamente ao supervisor de ensino.
Na ocasião, a profª Mazé falou sobre o Observatório de Educação de Osasco, instituído em 2009, que começa a atuar em 2010 visando melhorar a qualidade da educação. “Eles irão montar uma oficina de observação, que terá a função de observar os problemas e as dificuldades e apontar soluções”, explicou a secretária, que falou ainda da composição do Regimento Interno, da Reorientação Curricular do Ensino Fundamental e Educação Infantil e várias outras frentes que a Secretaria de Educação irá atuar neste ano.
Motivação, Mágica e Humor
Após o almoço oferecido aos gestores, a segunda parte do primeiro dia de formação foi dedicada à motivação e integração dos profissionais. “Aos poucos estamos criando postura de líderes, com acertividade e tomada de decisão. O palestrante de hoje vai dar instrumentos para melhorar o saber, com magia e humor”, explicou Maria Lucia Rodrigues, psicóloga que participa da formação, ao introduzir a palestra de Eduardo Peres, especialista em motivação que utilizou mágica e humor para passar aos gestores teorias sobre liderança, aprendizado constante, senso de coletividade e superação na execução de tarefas, entre outros elementos. “Vocês, que são líderes dos educadores, devem estar em constante aprendizado, ter sempre idéias para contagiar e estimular a equipe e conseguir de cada indivíduo um pouco a mais do que ele é pago pra fazer e dar show na execução do trabalho, ir sempre além das expectativas”, disse o mágico-palestrante, permeando seus ensinamentos com números interativos de mágica e humor.
A formação dos trios gestores continua nos dias 26 e 27 de janeiro, com planejamento anual feito com assessoria do Instituto Paulo Freire e a Associação Mais Diferenças.
Secretaria de Educação
Assessora de Comunicação: Vilmary Macedo
Texto: Soraia Sene