A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marcia Abreu, entregou na manhã de quarta-feira, dia 16 de dezembro, durante o encerramento da campanha “Transforme Uma Vida, Você Pode”, cadeiras de rodas, presentes do “Sonhos de Natal” e outros equipamentos para beneficiários do órgão.
Foram entregues 17 cadeiras de rodas comuns, 7 cadeiras de banho, 37 cadeiras de rodas especiais, 12 aparelhos ortopédicos e 4 inaladores, além de 29 presentes de “Sonhos de Natal”, beneficiando ao todo 106 pessoas.
De acordo com Marcia, o Fundo Social se empenha profundamente para realizar os pedidos recebidos. “Temos muita vontade de realizar esses sonhos e atender a todos os pedidos que chegam até nós. Essas cadeiras de rodas deixam a vida de quem precisa delas mais tranqüila e facilita o relacionamento com os familiares”, afirmou. E finalizou: “O Fundo Social está sempre de portas abertas, pronto a atender quem precisa com muito respeito, que é nossa obrigação”.
Também estiveram presentes à entrega os vereadores Josias da Juco e Cláudio da Locadora.
De acordo com a primeira-dama, o ano de 2009 pode ser avaliado positivamente como um ano de realizações para o Fundo Social de Solidariedade. Segundo ela, todos os prazos foram cumpridos e todas as campanhas obtiveram êxito.
Com relação à campanha “Transforme Uma Vida, Você Pode”, Marcia analisa que foi obtido 100% de êxito, já que todos os pedidos feitos ao Fundo Social foram atendidos. “90% deles foi adquirido por meio de Orçamento próprio do Fundo, destinado a esse fim, e 10% deles pela participação da população”, explicou. A campanha durou de abril a dezembro e, para o ano que vem, deverá ser realizada durante todo o ano. “Esta é uma das campanhas que mais nos dá prazer em realizar, pois atinge pessoas que muitas vezes ficam acamadas, e que só com uma cadeira de rodas especial já consegue sair no quintal e começar a conviver com outras pessoas fora de uma cama, fora de um quarto. Este é o primeiro ano em que conseguimos realizar 100% dos atendimentos”, afirmou.
Segundo ela, a campanha de doação de brinquedos atingiu 33 mil crianças, entre moradores de bolsões carentes e alunos da rede de EMEIs de Osasco, sendo que a maior parte dos brinquedos foi adquirida por meio de doações. “O ideal seria atingir 40 mil brinquedos, e esta será a nossa meta para o ano que vem”, disse.
Já com relação à decoração de Natal, a primeira-dama analisou que ela repercutiu positivamente “tanto para quem ajuda, quanto para quem pode ser ajudado, pois encanta a todos, sem diferenças sociais”, comentou. Segundo ela, este foi o ano que mais emocionou a população e isso se reflete no grande número de visitas feitas à cidade para admirar a decoração.
O Casamento Comunitário, segundo lembrou Marcia, teve um número de casais recorde. “O evento aconteceu com sucesso e já temos inclusive lista de espera para os casamentos do ano que vem”, contou. As inscrições para o Casamento Comunitário de 2010 abrem em janeiro.
“Durante todo esse ano o Fundo Social de Solidariedade não teve filas, o que é um sinal de organização e cumprimento de prazos”, afirmou Marcia. Foram solucionados 70% dos pedidos feitos ao órgão, e os 30% restantes estão em processo de acompanhamento domiciliar. “Estamos acompanhando estes casos, pois não deixamos ninguém sem resposta”, disse.
“O meu sonho é que a cidade não precisasse do Fundo Social e todos tivessem condições de sobrevivência independente da nossa atividade. Mas uma administração trabalhando de forma atuante e responsável e a evolução de uma economia estável, nos prepara para que o Fundo Social cada vez mais trabalhe com atividades culturais, de integração e inserção, e menos com campanhas de distribuição de itens de necessidade absoluta “, finalizou.