Por Scher Soares
De imediato, eu imagino que você, como a maioria das pessoas, não se interessa pelo jornal de ontem; “Só tem notícias velhas”, talvez você esteja afirmando. Mas, será que as notícias do jornal de ontem são mesmo tão velhas assim? Vamos analisar um ponto de vista que talvez esclareça esta questão.
Considerando que talvez você não se interesse pelo jornal de ontem pelo fato do mesmo conter apenas notícias “velhas” e considerando também que notícias carregam consigo informação e conhecimento, nós podemos crer que as informações e o conhecimento de ontem já não nos atendem mais.
O que temos de interessante para descobrir nesta analogia, é que o desinteresse pelo jornal de ontem demonstra claramente como somos exigentes em termos de notícias e de conhecimento; Somos categóricos ao afirmar que o jornal de ontem já está obsoleto, que o passado já passou e etc. Mas, será que é este também o nosso grau de exigência quando o conhecimento em questão refere-se a nós mesmos?
O que quero dizer é: Quando se refere ao seu conhecimento e nível de informação, você também costuma ser exigente, mantendo-se atualizado e incorporando novos conhecimentos todos os dias ou será que você anda se baseando apenas em conhecimentos antigos?
Você tem agregado novas informações que permitem um melhor gerenciamento da sua atividade profissional ou será que você ainda usa o “jornal de ontem” para contar sua história??
Será que os conhecimentos que lhe deram uma “primeira página” no passado poderão ainda lhe garantir algum espaço no futuro?
Bom, o que pretendo fazer é lhe convidar para esta importante reflexão a respeito de quão atualizado está o “seu jornal”. Afinal, se notícias velhas não nos interessam, temos de nos empenhar a cada instante para conseguir notícias novas todos os dias. E que estas notícias novas venham na forma de novos conhecimentos, novos hábitos, comportamentos e atitudes. Que estas notícias novas possam atualizar seu “modus operandi” e que você não confie todos os seus novos desafios aos velhos conhecimentos, afinal desafios novos requerem competências novas.
Portanto, faça um breve histórico das suas atividades avaliando quais foram os novos desafios que foram incrementados ao longo do tempo e avalie se a edição do “seu jornal” está atualizada ou não. Pesquise no “seu jornal” e descubra quais são os novos comportamentos, habilidades e atitudes que se fazem necessários para garantir novos furos de reportagem e cada dia.
E falando em jornal, olha que a oportunidade que encontrei na página dos classificados:
– Organização Mundial recruta para a posição de vitorioso, profissional com o perfil que atenda as demandas da função.
E então, será que você pode enviar seu currículo?