Participar é ser integrante de algo.
A empresa que desenvolve o trabalho participativo deseja que o colaborador participe do desenvolvimento do plano de trabalho que o atinge e que tem por objetivo, as metas da empresa.
Dessa forma, o colaborador recebe mais informações sobre o trabalho e os por que de cada coisa e recebe mais treinamento quanto as suas atividades. O trabalho participativo se inicia com objetivos claros na área de trabalho para que a participação seja efetiva e a criatividade possa ser auxiliada.
Os instrumentos que o colaborador possui para participar de forma mais efetiva, são os grupos, que podem ser:
a) Grupos de Projeto (que visam principalmente, o desenvolvimento de métodos de trabalho);
b) CCQ, Círculos de Controle da Qualidade, que realizam o que o próprio nome indica, o controle da qualidade (autocontrole);
c) Grupos Autônomos, que assumem autonomia e responsabilidade sobre as tarefas, etc.
Mas, o que significa um grupo ?
Temos um grupo quando todas as pessoas reunidas estão voltadas para o mesmo objetivo, todos participam e todos colocam suas idéias. O ambiente é aberto e todos sentem liberdade de falar.
No grupo ninguém monopoliza o assunto. Cada um fala de maneira breve permitindo a participação de todos. Há a necessidade de definir a diferença entre grupo e agrupamento, já que não basta haver uma reunião para existir um grupo.
Em uma reunião onde alguns componentes não participam ou levam para a reunião assuntos não ligados aos objetivos propostos ou existem participantes que mentalmente estão ligados a outros assuntos (sonhando com as férias, ou preocupado com algo externo), temos aí um sinal de alerta – isto é um agrupamento de pessoas.
Onde há agrupamento, fica evidente o baixo nível de aproveitamento do tempo da equipe, desmerecendo o valor e desestimulando a continuidade das reuniðes.