Eliminar os pelinhos escuros do rosto é um problema para muitas de nós, tanto pela dor como pela possibilidade de uma pseudofoliculite. Mesmo assim, a depilação com cera ainda é a preferida pela maioria das mulheres. Por tratar-se de uma região muito sensível, é preciso cuidado para não queimar a pele causando manchas hipercromicas de difícil remoção, tanto para a esteticista, quanto para o dermatologista.
Para evitar esses inconvenientes desnecessários, procure espaçar o tempo da depilação num intervalo de 25 a 30 dias. – E como fazer com os pequeninos teimosos que aparecem entre esse intervalo? – Você pode remover os pelinhos indesejáveis com sessões de pinçamento comum, que a priori pode parecer ultrapassado, porém a tendência atual é a de sempre priorizar os conhecimentos anatomofisiológicos da pele, onde esse método simples, cumpre o papel de preservar esses locais tão sensiveis e aparentes, dando condições seguras e eficazes para uma depilação a que chamamos de ideal ou perfeita.
Não se exponha ao sol durante 3 dias antes e 3 dias após depilar-se.
Os processos depilatórios também podem interferir nos tratamentos realizados com qualquer tipo de ácido. Nesses casos, respeitar sempre as recomendações estabelecidas pelos médicos e esteticistas.
Devemos seguir às regras de procedimentos :
1. Testar a temperatura da cera no pulso para não correr o risco de queimar a pele do rosto.
2. Com a pele limpa e higienizada, passar a cera com uma espátula descartável no espaço entre lábio superior e narinas, do centro em direção à comissura labial (cantinho da boca).
3. Com uma das mãos segurar a bochecha, e com a outra levantar a cera com a ponta da espátula, puxando de maneira consciente e decidida, de baixo para cima. Repita o processo no outro lado e, se necessário for, faça um retoque com critério e cuidado, (somente 2 vezes).
4. Com um algodão umedecido com loção refrescante , remover possíveis resíduos de cera.
5. Para acalmar a região, espalhar uma fina camada de máscara com efeito calmante ou compressas de algodão embebidos em água filtrada.
6. Não esquecer que o uso de um bom filtro solar pós-depilação é fundamental.
7. Cuidado com o sol, pois a grande maioria de mulheres com buço escurecido, possui enorme e provável chance de não ter sido orientada corretamente ou ainda não ter seguido as recomendações dos profissionais especializados.
Prof. Ana Clara da Silva Carneiro Andrade.