A Secretaria de Educação da Prefeitura Osasco lançou na noite de quinta-feira, 20 de agosto, no Centro de Formação dos Professores, o Fórum Permanente de Acompanhamento do Plano Municipal de Educação (PME). Trata-se de um grupo, formado por 10 pessoas, entre pais, professores, gestores e funcionários, que participaram das câmaras temáticas de confecção do plano e agora vão promover estudos e debates para monitorar as propostas do PME, criado em 2004 e reestruturado entre 2007 e 2008 com assessoria do Instituto Paulo Freire (IPF).
O lançamento contou com a presença do vice-prefeito, dr. Faisal Cury, do professor dr. Genuíno Bordignon, assessor do IPF; e do professor dr. Paulo Roberto Padilha, Diretor de Desenvolvimento Institucional do IPF, que foram recebidos pela titular da secretaria de Educação, professora Mazé Favarão.
O professor Bordignon afirmou que Osasco já se tornou referência na área de educação e que o Plano Municipal de Educação e o Sistema Municipal de Educação se constituem uma fascinante experiência de aprendizagem. “Este Fórum vem consolidar processo de seriedade e do desejo de que o Plano Municipal de Educação não seja apenas uma peça de ficção. Ao fazer o acompanhamento, o Fórum garantirá que este desejo da comunidade seja traduzido em ações”, explicou.
Já o professor Padilha destacou que a constituição do Fórum é a realização de um sonho. “Lá atrás sonhamos com isso e agora vemos este sonho se realizar. Essas pessoas se comprometeram com a população de Osasco”, enfatizou.
O PME é de todos
Em seu discurso, a professora Mazé ressaltou que a cidade deve se orgulhar do PME, pois ele foi concebido de forma coletiva, com a participação de pais, alunos, gestores e que agora, a partir do Fórum, o plano deixa de ser da administração e passa a ser da cidade. “Essas pessoas terão a tarefa de implementar tudo que está no plano. É a manifestação osasquense do compromisso com a Educação, já assumido com a meta de cumprir as 28 diretrizes do programa Todos pela Educação. O Fórum vai nos ajudar a enfrentar esse desafio, sempre com a transparência necessária para se criar uma educação pública gratuita e de qualidade, e a comunidade vai receber [o plano] para poder acompanhar”.
Encerrando a cerimônia, o vice-prefeito afirmou que a dedicação das pessoas envolvidas no processo de elaboração do PME reflete o desejo de tornar Osasco referência na área de Educação. “O PME representa a independência, a tutela da educação municipal. Essas pessoas perceberam que apenas ensinar não é o bastante. Tem de haver qualidade para que as crianças sejam verdadeiros cidadãos”, finalizou Cury, declarando aberto o Fórum Permanente de Acompanhamento do Plano Municipal de Educação (PME).
Junto com o Fórum foi lançada a cartilha do Sistema Municipal de Educação e Plano Municipal de Educação: diretrizes, objetivos e metas educacionais, elaborados com a assessoria do IPF; além de quatro cadernos de formação: Projeto Eco-Político-Pedagógico e PDE-Escola; Sementes de Primavera: Exercícios de Cidadania desde a Infância; Conselhos de Gestão Compartilhada: Participação e Democracia para uma Educação Cidadã; História e Perspectiva da Avaliação do Programa Escola Cidadã de Osasco (PEC-Osasco). Estas publicações são resultado do registro e das reflexões das práticas vividas no PEC-Osasco e objetivam buscar, cada vez mais, clareza sobre a teoria e a prática que sustentam as ações realizadas. Elas possuem uma linguagem acessível e procuram trazer fundamentação teórica e propostas práticas para a vida cotidiana das escolas.
1ª reunião
A primeira reunião entre os membros foi realizada hoje, sexta-feira, 21, com a apresentação das primeiras propostas de trabalho. Os integrantes do Fórum definirão a metodologia do acompanhamento e da avaliação dos objetivos e respectivas metas do Plano, que vão até 2010. A ação deverá contemplar estudos e debates, em contextos transparentes e participativos, e levar em conta, além das mudanças da realidade local, as políticas, diretrizes e demandas nacionais e estaduais.
Nessa primeira reunião, que também contou com a presença do professor Genuíno Bordignon, a professora Mônica Araújo foi escolhida como coordenadora do Fórum.
Responsável: Vilmary Macedo
Texto: Soraia Sene