ESN: 16675-080201-838850-87
Quando Marina Silva foi vista pelo PT como um estorvo a satisfação das vontades de seus aliados do norte do país, Lula não hesitou e nem pensou duas vezes em tornar sua estada no governo insuportável. Desautorizando-a em algumas oportunidades e criticando abertamente a sua forma de conduzir a pasta do meio ambiente em outras. Como mulher de disposição, Marina rapidamente entendeu o que desejavam as forças que se apoderaram o PT e, ao invés de render-se a elas como fizeram Lula e tantos outros, preferiu deixar o governo e apresentar a sua demissão deixando Lula atônito.
O escolhido para sucedê-la jamais esteve à altura da missão e portaram-se como um bufão pomposo e espalhafatoso que se rendeu as vontades e a sanha do PT e de seus aliados loucos por comissões e obras aprovadas as pressas.
Com uma atuação sempre pautada pela ética, Marina Silva agora se prepara para dar grandes dores de cabeça a Lula, ao PT e aos seus aliados. Com a mensagem clara e prévia de que deixará o PT para ser a provável candidata a presidência de uma coalizão encabeçada pelo PV para as eleições de 2010; Marina Silva joga Lula e seus aliados no canto do ringue.
Segundo pesquisas realizadas, numa disputa com Dilma, Marina Silva tem entre 10 e 20% das intenções de voto. E, esses percentuais, fazem a luz vermelha acender para a candidatura de Dilma que poderá encontrar grandes dificuldades num embate direto com Marina Silva. Ainda mais quando a ex-ministra mantém sua reputação inatacável e goza de extremo prestígio junto a um eleitorado mais crítico; roubando votos de todos os candidatos que eram propostos até então (sejam do governo, de seus aliados ou da oposição).
Se a ideia da candidatura de Marina Silva tomar corpo e decolar, Dilma corre grandes riscos de jamais disputar as eleições ou ser miseravelmente derrotada, mesmo gozando do apoio irrestrito da máquina e já estando em franca campanha há mais de um ano.
É claro que uma candidatura de Marina Silva terá que batalhar muito para reverter a imagem de radical ambientalista da ex-ministra e ela deverá se mostrar capaz de desvincular seu discurso da causa ambiental e apresentar propostas interessantes para outras áreas de interesse da população. Também deverá buscar uma participação maior junto à mídia para que possa vencer o quase anonimato, no qual foi lançada pelo PT, após a sua saída do governo.
Esses e outros fatores podem impedir uma candidatura bem sucedida à presidência. Mas podem representar um enorme perigo para os planos do PT e de seus aliados. Sem dúvida, se Marina Silva conseguisse apresentar propostas relevantes para os problemas da nação, além do viés ambiental, sua candidatura seria muito forte (confesso que até eu mesmo me inclinaria a votar nela) e roubaria uma quantidade expressiva de votos de “muita gente boa”. Já que, dentro das opções anunciadas: Dilma, Serra, Aécio, Ciro, Heloísa Helena e os nanicos que certamente aparecerão; Marina Silva é um nome a ser considerado seriamente.
Não é a toa que Lula e sua turma estão de cabeça quente tentando imaginar o que fazer para impedir a implosão do PT, de seus planos de poder e a ruína de todo o trabalho que foi feito até agora para tentar fazer o povo engolir a insossa Dilma.
No Tags
Este artigo foi escrito originalmente para o Blog Visâo Panorâmica. A reprodução só é permitida com autorização expressa do autor. Solicite atravéz daqui:arthurius_maximus@visaopanoramica.com