ESN: 16675-080201-838850-87
O arquivamento sumário das gravíssimas denúncias contra Sarney já era esperado. Todos sabiam que Paulo Duque foi escolhido a dedo para a função por ser um político sem qualquer expressão e talento. Sem sequer ter recebido um voto na eleição passada, Duque sabe que do eleitor do Rio não pode esperar nada. Todos conhecem o seu legado de incompetência e desserviço ao Estado. Só é senador porque era segundo suplente (isso mesmo; suplente do suplente) de Sérgio Cabral e por uma conjuntura de acontecimentos chegou ao senado. Por isso, as forças que dominam a casa sabiam que ele estaria imune as pressões da opinião pública. Afinal de contas, como alguém que jamais ganhou alguma eleição recente (e que passou pela última sem ter um único voto) seria influenciado pela opinião pública. Sua única chance de mamar nas tetas da República é honrar seus senhores e obedecer cegamente as ordens que lhe são impostas. Como “bom menino” cumpriu o seu papel e jogou o senado de uma vez por todas na lama infecta e nojenta do mau.
A crise que vivemos é tão grave que até a OAB (normalmente uma omissa conivente com os poderosos) concorda que a situação é de uma gravidade e um perigo imensos para nossa jovem democracia. Uma crise de ética e confiança sem precedentes e que pode ter um desfecho imprevisível (afinal de contas, por muito menos os militares tomaram o poder e 1964). Por isso a OAB entrou com uma proposta de renúncia coletiva para os senadores. Como uma forma de liberar o povo para eleger novos representantes e amenizar a enorme pressão que ameaça as nossas instituições. Segundo o presidente da OAB, o senado está “em estado de calamidade institucional” (veja aqui).
É claro que sabemos muito bem que essa proposta jamais será aceita. Afinal não há medida legal que preveja isso e, mesmo que houvesse, muitos canalhas lutariam com unhas e dentes para manterem-se nas mordomias e mamatas que o cargo proporciona. Aliás, a origem de toda essa crise é justamente essa: ninguém quer “largar o osso”.
Mas, ainda há uma esperança. Mesmo o “Conselho de Ética” tendo arquivado todas as representações contra Sarney, elas ainda podem ser julgadas pelo plenário da casa. Mas, para isso é de fundamental importância que a pressão popular se faça sentir. É preciso que você faça a sua parte e mostre ao seu senador e aos senadores que ali estão; que devem pensar primeiro no país e não neles. Você deve mostrar que se não cumprirem os desejos da nação, eles é que serão prejudicados com o apoio a Sarney e a sua corja. Mostre que você está vigilante e que em 2010 lembrará de não reeleger o ilustre senador que apóia a corrupção e a falta de ética.
Aqueles que também se acham acima da pressão popular, pelo seu passado ou pela sua fama, devem saber que não são pagos para se omitirem e se abaixarem para os desejos de seus partidos se estes vão contra a vontade da nação por um parlamento menos sujo e menos voltado para seus próprios interesses. Refiro-me ao senador Suplicy que vem se omitindo vergonhosamente e, nesta sexta-feira (08/08/2009), protagonizou uma cena de puro escárnio aos eleitores ao cantar uma canção quando deveria estar ocupando a tribuna para defender a ética, a honra e a hombridade no exercício do mandato. Afinal de contas, os que se omitem são mais culpados do que aqueles que assumem suas oposições antagônicas à vontade popular. A esses, pelo menos, sobra a coragem de mostrar a sua verdadeira cara. Envie um e-mail protestando pela posição do senador Suplicy (clique aqui) e diga-lhe que lugar de cantor de churrascaria é neste estabelecimento e não no senado federal. Por lá queremos homens que lutem e que tenham coragem de enfrentar os inimigos da nação.
São necessárias 40 assinaturas para impor um julgamento a Sarney pelo plenário da casa. Mas são necessários mais votos para cassar o seu mandato ou retirá-lo da presidência do senado. Você pode fazer pressão nos senadores para lembrá-los de que, no ano que vem, tem eleição e a mamata pode acabar.
A Thaís, mais uma vez, está com uma excelente ideia de campanha para pressionar os senadores. Envie a imagem a baixo para os e-mails dos senadores mencionados:
Destinatários:
mercadante@senador.gov.br
alvarodias@senador.gov.br
arthur.virgilio@senador.gov.br
cristovam@senador.gov.br
sarney@senador.gov.br
fernando.collor@senador.gov.br
jarbas.vasconcelos@senador.gov.br
eduardo.suplicy@senador.gov.br
paulo.duque@senador.gov.br
inacioarruda@senador.gov.br
simon@senador.gov.br
renan.calheiros@senador.gov.br
romero.juca@senador.gov.br
sergio.guerra@senador.gov.br
tasso.jereissati@senador.gov.br
tiao.viana@senador.gov.br
dep.micheltemer@camara.gov.br
protocolo@planalto.gov.br
webmaster.secs@senado.gov.br
Feito isso, vá até a página do Senado Federal neste link escolha no primeiro campo “Comissão e Liderança”, no segundo campo escolha “Todos os Senadores” e, em seguida, marque a opção sugestões. Preencha os dados obrigatórios e envie um texto incentivando cada senador a votar com o povo e pela saída de Sarney. Deixe bem claro que em 2010 eles poderão perder a boquinha; ficando desempregados. Qual deles se arriscará a ficar de fora e deixar os privilégios e mordomias para outro apenas por apoiar o “velho coronel”? Só mesmo os que nada têm com o que se preocupar com a opinião pública: os suplentes e os que sabidamente compram votos em todas as eleições. Assim, as chances de que os votos necessários para barrar essa cusparada em nossas caras sejam conseguidos. Segue uma sugestão de texto:
Prezados Senadores
Estamos cansados de sujeira, corrupção e panos quentes. Queremos um senado que trabalhe para o país e não em causas próprias. Biografias não interessam. O que interessa é a ética e a lisura com o dinheiro público. Cuidado com o seu voto. Em 2010, Vsa Excia. pode não ter outra oportunidade de votar. Pense no que o povo quer. São coisas simples e que parecem bem distantes de alguns dos senhores: Tais como amor à nação e um comportamento exemplar (em todas as esferas).
Um respeitoso abraço.
Não seja você mais um otário conformista que pensa que nada adianta gritar e espernear. Mesmo que as coisas não mudem de imediato; uma hora, um dia ou um ano a conscientização política se espalhará pelo povo e ele compreenderá que a culpa dessas mazelas é, em grande parte, dele. Enquanto isso faça a sua parte e divulgue as informações; participe das campanhas e dê um pouco do seu tempo para a nação. Vá às ruas, use camisetas protestando, divulgue para seus amigos, peça que todos façam o mesmo; espalhe as boas novas de que é chegada a hora de lutarmos por um país melhor. A nossa omissão e covardia está criando e dando forças aos Renans, Sarneys, Duques e tantos outros que se fingem de honestos e roubam descaradamente sob nossos olhares estupefatos e inertes.
Recebi um link de vídeo do leitor André Cordeiro que expressa muito bem o dever de um cidadão e as consequências de não cumprí-lo. Leiam o comentário desse leitor e vejam o vídeo.
Oh amigo, quando vi pela primeira vez esse vídeo, confesso que me emocionei com as imagens, principalmente das crianças, e a letra da musica ainda mais com voz do saudoso Zé Ramalho…rolaram algumas lágrimas sim, de tristeza, de angústia e da sensação de incapacidade…aquela coisa que bate lá no fundo e nos deixa indignados com a situação atual, pensei em minha vida, nas coisas que possuo, no conforto, no acesso a informação, etc… depois mentalmente me coloquei no lugar daquelas pessoas e como um tornado F-5, meus sentimentos de nojo e revolta tomaram conta dos meus pensamentos… enfim, não só esse vídeo, mas os movimentos que se formulam em torno desta mesma indignação a priori pelas diferenças sociais e pelas injustiças sócio-culturais e políticas que nosso povo sofre dia após dia assim como eu e você.
André Cordeiro
Nota do Editor:
Participe também da iniciativa para apresentação da lei de iniciativa popular que proíbe a candidatura de políticos com a ficha suja: Clique aqui e imprima o formulário de adesão. Preencha os campos necessários e depois siga as instruções de envio. Una-se a essa luta pela moralização da política nacional. Imprima mais formulários e passe-os para os seus amigos e parentes.
LUTE PELO QUE VOCÊ ACREDITA!
Pense nisso e aja!
No Tags
Este artigo foi escrito originalmente para o Blog Visâo Panorâmica. A reprodução só é permitida com autorização expressa do autor. Solicite atravéz daqui:arthurius_maximus@visaopanoramica.com