Encontros com pais acontecerão simultaneamente nas mais de 100 unidades de ensino da cidade e visam orientar sobre os cuidados que devem ser adotados em casa para evitar a doença. Gibi com histórias e atividades é material de apoio dessa campanha
A Prefeitura de Osasco vai promover, de forma simultânea em suas mais de 100 escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, palestras com profissionais de saúde, voltadas aos pais de alunos, sobre os cuidados para prevenção da gripe A.
Os encontros vão acontecer durante dois dias, esta semana. Na quinta-feira, dia 6, às 13h30, as reuniões serão com pais, mães ou responsáveis por alunos que estudam no período da manhã nas Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental). Já às 15 horas, é a vez dos pais de estudantes do período da tarde. Já na sexta-feira, dia 7, elas acontecem nos mesmos horários, para pais de alunos dos períodos matutino e vespertino das Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil).
As palestras são uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saude. Todas elas serão ministradas por profissionais de saúde que atuam na rede municipal. Segundo a secretária de Educação, professora Mazé Favarão, essa iniciativa complementa as ações já adotadas pela prefeitura para combater a doença, principalmente a prorrogação das férias escolares até o dia 17 de agosto. “A administração municipal está fazendo sua parte. Agora, o importante é orientar pais e mães sobre os cuidados que devem ser tomados em casa, enquanto as crianças ainda estão em férias, para evitar a gripe”, explica.
Como material de apoio, foi produzindo um gibi com histórias e atividades de recreação, todas com temática voltada à prevenção não só da gripe, mas de outras doenças que também são transmitidas quando alguém está espirrando ou tossindo. “É muito importante que os pais levem essas informações para casa”, completou Mazé, em reunião realizada na ultima sexta-feira, dia 31 de julho, com diretores, vice-diretores e coordenadores de escolas da rede, que ficarão responsáveis pela mobilização das famílias dos alunos para a atividade.