Seguindo as orientações da Secretaria de Estado da Saúde, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, que já havia prorrogado o final das férias escolares da rede municipal para 3 de agosto, determinou na tarde de quinta-feira, dia 30 de julho, novo adiamento do retorno às aulas, agora para 17 de agosto. A medida preventiva foi adotada para evitar a propagação do vírus da Gripe A (H1N1) nas escolas do município.
A reposição das aulas que deixarem de ser ministradas aos cerca de 60 mil alunos, das 102 Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) nesse período, será feita posteriormente.
Novas medidas – No mesmo dia, o prefeito Emidio de Souza também anunciou a adoção de medidas complementares para orientação de pais, alunos e população em geral:
– A produção e distribuição de 100 mil cartilhas explicativas elaboradas especialmente para as crianças.
– A instalação de uma tenda no Calçadão da rua Antônio Agu, em frente ao shopping Osasco Plaza, para orientações a respeito de higiene, dotada de lavatórios para as mãos, tv de plasma e vídeos fornecidos pelo Ministério da Saúde. No local, profissionais da Secretaria da Saúde ficarão à disposição da população para esclarecer eventuais dúvidas sobre a gripe.
– Distribuição de panfletos nos pontos de ônibus
– Fixação de banners nos terminais rodoviários e estações de trem
– Produção de 360 cartazes para serem colocados dentro dos ônibus que circulam pelo município.
As ações – A Prefeitura de Osasco já executou um pacote de medidas de controle e combate à gripe, que incluiu:
– Distribuição de 180 mil folhetos informativos à população
– Ligações telefônicas com mensagens gravadas sobre a doença para 130 mil domicílios
– Criação de um serviço de esclarecimento de dúvidas por telefone, com ligação gratuita para o número 08007744644
– Pedido de apoio ao Exército para montagem de barracas onde são feitas triagem, para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas de gripe, nas três maiores unidades de saúde da cidade: o Hospital Municipal Central Antônio Giglio e os pronto-socorros do Jardim Santo Antônio e Helena Maria. Esse atendimento foi iniciado no último dia 24 de julho.