Secretaria de Saúde apresenta resultados do Sorria Osasco em congresso nacional

Devido ao sucesso do programa Sorria Osasco, o município foi um dos destaques do XXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, ocorrido em Brasília, nos dia 11 e 12 de maio. O coordenador do programa, Élcio Magdalena Giovani, esteve presente ao evento para apresentar os resultados obtidos na cidade.

O Congresso teve a função de congregar os gestores municipais de saúde, discutir as políticas de saúde adotadas pelas esferas federal, estaduais e municipais e o respectivo impacto nos municípios, além de troca de experiências para a melhoria e fortalecimento da gestão.

Desenvolvido e implantado em 2008 pela atual gestão, o Sorria Osasco tem como objetivo aumentar o acesso da população aos serviços de saúde bucal em todos os níveis assistenciais, com qualidade.

Iniciativas – Para a implementação do Programa, a rede básica foi toda equipada com 42 novos consultórios, duas unidades ganharam mais um consultório cada, e outras 3 unidades passaram a prestar atendimento em odontologia em três períodos. A rede ainda contratou mais 23 cirurgiões dentistas, compondo um quadro de 142 no total.

Outra medida foi a implantação do programa de saúde bucal para gestantes de alto risco; adolescentes grávidas; pacientes com doenças infectocontagiosas, incluindo a AIDS e pacientes com necessidades especiais. Além disso, o programa foi levado às escolas, em parceria com a Secretaria da Educação, o que possibilitou a realização de procedimentos preventivos e curativos em 70 mil alunos do município. Também foi prestado atendimento aos detentos do Centro de Detenção Provisória do Estado de São Paulo.

Dentro do programa Sorria Osasco houve ainda a criação da Campanha de Prevenção do Câncer Bucal e instituição da lei e da Semana Municipal de Saúde Bucal e Prevenção das Doenças Bucais.

Para dar suporte a toda essa estrutura expandida da rede básica, foi ampliado o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas – Brasil Sorridente, com número ampliado de profissionais e especialidades, sendo elas: patologia bucal, prótese dentária, semiologia e cirurgia oral menor, periodontia, endodontia, odontopediatria, pacientes com necessidades especiais e dentística restauradora,

Outro marco decisivo na execução do Programa foi a terceirização da produção de próteses totais, que somando com as próteses confeccionadas pelo laboratório do CEO conseguiu contemplar uma grande camada da população.

Resultados – Em 2007, a rede prestou atendimento a 230.041 usuários. Já em 2008, o número de usuários saltou para 562.569, evidenciando uma taxa de acesso a assistência de 49,43%, com a média de procedimentos odontológicos básicos individuais de 224.741, e a proporção de procedimentos odontológicos especializados em relação às ações odontológicas individuais foram de 33,78%.

No CEO, de 18/02/2006 (data de inauguração), até 24/01/2008, foram atendidos e abertos 2356 prontuários e de 25/01/2008 a 31/12/2008 foram atendidos e abertos 5445 prontuários.

A lista de espera para confecção de prótese total no início do ano de 2008 era de 26 meses, 14 meses para tratamento periodontal e 17 meses para tratamento endodôntico. Com a terceirização da confecção das próteses totais, a entrega saltou de 196 próteses, em 2007, para 1730, em 2008. Também foram realizados 305 endodontias em 2007 e 1650 em 2008. Tais intervenções possibilitaram o fim da lista de espera e hoje o CEO atende semente à demanda mensal.

Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicaçã oSecretaria de Saúde

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